Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/5008
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSeabra, Teresa-
dc.contributor.authorMateus, Sandra-
dc.date.accessioned2013-05-27T10:26:26Z-
dc.date.available2013-05-27T10:26:26Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.issn0872-3419por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/5008-
dc.description.abstractAnalisam-se, neste texto, os percursos escolares dos descendentes de imigrantes, e seus colegas autóctones, na escolaridade básica (2º ciclo e 3º ciclo), contemplando variáveis como a naturalidade e a nacionalidade dos próprios e dos seus ascendentes, a classe social e a escolaridade dos progenitores, a experiência escolar, as aspirações e as expectativas escolares. Os resultados indicam que a origem nacional, quando controlado o efeito das variáveis de caracterização sociodemográfica, tem pouco impacto nos percursos escolares dos alunos e que se prefiguram como sendo mais relevantes as habilitações escolares dos pais e o sexo dos alunos.por
dc.description.abstractThis paper analyses the school pathways of immigrants’ children and their native classmates in lower secondary education. It covers variables such as the place of birth and nationality of the children and their parents, the parents’ social class and schooling, academic experience and aspirations and expectations in school. The results indicate that national origin, after controlling the effect of the socio-demographic variables, has little impact on the students’ school pathways and that the parents’ academic qualifications and the students’ sex are more relevant.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherFaculdade de Letras da Universidade do Portopor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/POCI/57872/PT-
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectDescendentes de imigrantespor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectPropriedades sociaispor
dc.subjectDesempenho escolarpor
dc.subjectAspiraçõespor
dc.subjectImmigrants’ childrenpor
dc.subjectEducationpor
dc.subjectSocial propertiespor
dc.subjectSchool performancepor
dc.subjectAspirationspor
dc.titleTrajectórias escolares, propriedades sociais e origens nacionais: descendentes de imigrantes no ensino básico portuguêspor
dc.typearticle-
dc.pagination411-424por
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedSimpor
dc.journalSociologiapor
dc.distributionNacionalpor
dc.volumeXXpor
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.