Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/4868
Author(s): Carrilho, Ana Raquel Mateus
Advisor: Silva, Rui Vinhas da
Date: 2011
Title: Merry cupcakes: um plano estratégico para um futuro ainda mais doce
Reference: Carrilho, A. R. M. (2011). Merry cupcake: um plano estratégico para um futuro ainda mais doce [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/4868
Keywords: Estratégia
Posicionamento
Vantagem competitiva
Criação de valor e start-up
Strategy
Positioning
Competitive advantage
Value creation and start-up
Abstract: Este projecto empresarial foi aplicado a uma marca pertencente a uma pequena empresa nacional, pioneira na comercialização de cupcakes em Portugal. Tem como objectivo dar uma orientação estratégica à empresa, com a definição de uma visão, missão, goals, objectivos e de algumas acções a desenvolver. Este trabalho é importante, na medida em que existe rivalidade entre concorrentes, a empresa é sujeita a constante imitação e porque o consumo de cupcakes está associado a uma moda. Considerou-se importante realizar um inquérito para perceber qual a opinião das pessoas a respeito dos cupcakes, a sua adesão ao produto, se conhecem a marca e qual a sua opinião sobre a mesma. Uma vez que este negócio é relativamente recente em Portugal, existe ainda muito pouca informação disponível, pelo que se revelou de enorme importância realizar algumas entrevistas a representantes de várias empresas. Tendo em conta que a sobrevivência de todas as organizações exige a sua adaptação à envolvente, foi realizada a análise externa e interna da empresa e a adequação entre ambas, recorrendo a alguns instrumentos. Os resultados das entrevistas, dos inquéritos e dos instrumentos de análise serviram de base para a formulação da estratégia a seguir pela empresa, de forma a ter sucesso no longo prazo, proporcionando mais valor aos clientes, do que aquele que é oferecido pela concorrência.
ABSTRACT This entrepreneurial project was applied to a small national company‟s brand, pioneer in cupcakes commercialization in Portugal. Its objective is to give a strategic orientation to the company, with the definition of a vision, mission, goals, objectives and some actions to be undertaken. This paper is important in the way that there is rivalry between competitors, the company is constantly subject to imitation and because the cupcakes‟ consumption is trendy. It was considered important to conduct a survey to understand people‟s opinion about cupcakes, its adherence to the product, if they know the brand and what is their opinion about it. Since this business is relatively recent in Portugal, there is very little information available, so it has proved enormously important to carry out some interviews with representatives of several companies. Given that the survival of every organization requires its adaptation to the environment, it was performed the external and internal analysis of the company and the adequacy of both, using some instruments. The results of interviews, surveys and analysis tools, provided the basis for formulating the strategy to be followed by the company, in order to succeed in the long term, providing more customer value than what is offered by the competition.
Degree: Mestrado em Gestão
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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