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http://hdl.handle.net/10071/4704
Autoria: | Amora, Catarina de Oliveira |
Orientação: | António, Nelson |
Data: | 2011 |
Título próprio: | Inteligência económica: modelos empresariais e estatais |
Referência bibliográfica: | Amora, C, O.(2011). Inteligência económica: modelos empresariais e estatais [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/4704 |
Palavras-chave: | Inteligência económica Estratégia Internacionalização e inovação Competitive intelligence Strategy Innovation |
Resumo: | Tendo por base que o conhecimento é o activo estratégico para o crescimento e sobrevivência
das empresas, tendo levado ao desenvolvimento de métodos e práticas de gestão que
permitam a optimização da sua utilização, pretendo fazer um levantamento das estruturas de
gestão de informação criadas e dos objectivos e meios utilizados em empresas nacionais e no
Estado.
Vários mecanismos têm vindo a ser postos em prática, com o objectivo de recolha, tratamento
e difusão de informação, de modo a sustentar a tomada de decisão, acompanhar a evolução
do mercado e procura de novos produtos e serviços, sendo exemplo disso o desenvolvimento
e a criação de modelos de inteligência económica.
Com base na definição do seu conceito, levantamento das diferentes etapas e processo de
actuação, pretendo evidenciar os objectivos estratégicos deste mecanismo, numa perspectiva
de resposta e reforço competitivo das empresas.
Utilizando as fichas de informação produzidas pela AICEP Portugal Global, E.P.E., Agência
para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, doravante AICEP, proponho verificar
qual a estrutura de informação utilizada, os critérios de escolha, o modelo estratégico, os
meios e os objectivos pretendidos.
Com base na actividade e investimento que têm sido dados a esta área, pretendo, através de
exemplos, verificar a aplicabilidade destas ferramentas, resultados alcançados e perspectivas
de desenvolvimento. The scope of this work is to provide one analysis, of the structures developed by companies and government in order to receive and manage information, as a strategic resource for their growth and development. A comparison between companies and government models are also developed and explained as part of this work. Several kinds of methods and structures have been developed in order to search, analyze and use information as basis for the decision making process, namely competitive intelligence processes. Those methods have been used not only to support the decisions, but also to follow the market trends, search for new products and services that are being developed. Starting on a definition of this concept and going thru the different steps, I’ll try to highlight the strategic goals of this process and the results that can be achieved. Using AICEP as an example, of a governmental structure created to assist national companies to work and developed their activities in foreign markets, I’ll present the information created, the selection criteria’s, the strategic model used and the way of working with companies. Finally, using examples, I will present achieved results and advantages created for companies as result of this new tool. |
Designação do grau: | Mestrado em Gestão |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_catarina_oliveira_amora.pdf | 588,22 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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