Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/4704
Author(s): Amora, Catarina de Oliveira
Advisor: António, Nelson
Date: 2011
Title: Inteligência económica: modelos empresariais e estatais
Reference: Amora, C, O.(2011). Inteligência económica: modelos empresariais e estatais [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório do Iscte. http://hdl.handle.net/10071/4704
Keywords: Inteligência económica
Estratégia
Internacionalização e inovação
Competitive intelligence
Strategy
Innovation
Abstract: Tendo por base que o conhecimento é o activo estratégico para o crescimento e sobrevivência das empresas, tendo levado ao desenvolvimento de métodos e práticas de gestão que permitam a optimização da sua utilização, pretendo fazer um levantamento das estruturas de gestão de informação criadas e dos objectivos e meios utilizados em empresas nacionais e no Estado. Vários mecanismos têm vindo a ser postos em prática, com o objectivo de recolha, tratamento e difusão de informação, de modo a sustentar a tomada de decisão, acompanhar a evolução do mercado e procura de novos produtos e serviços, sendo exemplo disso o desenvolvimento e a criação de modelos de inteligência económica. Com base na definição do seu conceito, levantamento das diferentes etapas e processo de actuação, pretendo evidenciar os objectivos estratégicos deste mecanismo, numa perspectiva de resposta e reforço competitivo das empresas. Utilizando as fichas de informação produzidas pela AICEP Portugal Global, E.P.E., Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, doravante AICEP, proponho verificar qual a estrutura de informação utilizada, os critérios de escolha, o modelo estratégico, os meios e os objectivos pretendidos. Com base na actividade e investimento que têm sido dados a esta área, pretendo, através de exemplos, verificar a aplicabilidade destas ferramentas, resultados alcançados e perspectivas de desenvolvimento.
The scope of this work is to provide one analysis, of the structures developed by companies and government in order to receive and manage information, as a strategic resource for their growth and development. A comparison between companies and government models are also developed and explained as part of this work. Several kinds of methods and structures have been developed in order to search, analyze and use information as basis for the decision making process, namely competitive intelligence processes. Those methods have been used not only to support the decisions, but also to follow the market trends, search for new products and services that are being developed. Starting on a definition of this concept and going thru the different steps, I’ll try to highlight the strategic goals of this process and the results that can be achieved. Using AICEP as an example, of a governmental structure created to assist national companies to work and developed their activities in foreign markets, I’ll present the information created, the selection criteria’s, the strategic model used and the way of working with companies. Finally, using examples, I will present achieved results and advantages created for companies as result of this new tool.
Degree: Mestrado em Gestão
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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