Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/4393
Autoria: | Machado, Alzira Diogo |
Orientação: | Hill, Manuela |
Data: | 2009 |
Título próprio: | Desenvolvimento do pensamento económico em jovens e adolescentes |
Referência bibliográfica: | MACHADO, Alzira Diogo - Desenvolvimento do pensamento económico em jovens e adolescentes [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2009. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/4393>. |
Palavras-chave: | Desenvolvimento do pensamento económico Literacia económica Educação económica Development of economic thought Economic literacy Economic education |
Resumo: | O presente estudo aborda o tema da Psicogênese do Desenvolvimento Económico. Este
modelo foi proposto por Denegri, que com base nos postulados do modelo Piagestiano, visa
explicar como as crianças e adolescentes acomodam e constroem os conceitos económicos.
Denegri, elaborou um instrumento de medida, a Escala TAE-N, validada no Chile, e utilizada
nesta investigação numa amostra de 274 jovens entre os 10 e os 15 anos, dos diferentes níveis
económicos alto, médio e baixo. Os objectivos desta investigação foram de avaliar e comparar
o nível no desenvolvimento do pensamento económico, tendo como referência as variáveis
idade, nível socioeconómico e género. O recurso à metodologia quantitativa e às técnicas
estatísticas tornou possível a sistematização e análise dos dados, permitindo encontrar
diferenças significativas no desempenho da escala, entre os diferentes níveis
socioeconómicos, bem como, compreender a existência de uma tendência de evolução do
constructo económico nas diferentes idades. Através da articulação deste referencial teórico,
que sublinha a importância de uma Educação Económica, enquanto factor cada vez mais
estruturante da vida social, procurou-se também, salientar a importância deste tema, com
novos contributos teóricos e analíticos neste domínio. This paper addresses the issue of Psychogenesis of Economic Development. This model was proposed by Denegri that, based on the assumptions of the model Piagestiano, aims to explain how children and adolescents accommodate and builds the economic concepts. Denegri, developed a measuring instrument, the TAE-N Scale, validated in Chile, and this research used a sample of 274 young people between 10 and 15 years of different economic levels high, medium and low. The objectives of this research were to evaluate and compare the level in the development of economic thought, with reference to the variables age, socioeconomic status and gender. The use of quantitative methodology and statistical techniques have made possible to systematize and analyze the data, allowing us to find significant differences in performance level between the different socioeconomic levels, and to understand the existence of a trend of economic development of the construct at different ages. Through the articulation of this theoretical approach, which emphasizes the importance of Economic Education, a factor increasingly structuring of social life, it was also noted the importance of this theme, with new theoretical and analytical contributions in this field. |
Designação do grau: | Mestrado em Economia Social e Solidária |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Tese_Alzira_Machado.pdf Restricted Access | 688,58 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir Request a copy |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.