Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/4138
Author(s): Matos, Luísa Alexandra Gameiro
Advisor: Monteiro, Maria Benedicta
Date: 2011
Title: A hipótese do contacto e a expressão de preconceito contra minorias étnicas em jovens adultos de escolas portuguesas
Reference: MATOS, Luísa Alexandra Gameiro - A hipótese do contacto e a expressão de preconceito contra minorias étnicas em jovens adultos de escolas portuguesas [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2011. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/4138>.
Keywords: Minorias étnicas
Contacto inter-étnico
Preconceito flagrante
Preconceito subtil
Ethnic minorities
Inter-ethnic contact
Blatant prejudice
Subtle prejudice
Abstract: Atendendo à realidade multicultural do nosso país, bem como à persistência de atitudes discriminatórias contra minorias étnicas, torna-se extremamente pertinente perceber quais os factores que podem intervir na redução do preconceito étnico. Neste contexto, procurámos com o presente trabalho compreender qual o efeito do contacto inter-étnico precoce na redução do preconceito na juventude, tendo como suporte a teoria da ´Hipótese do Contacto` de Allport (1954). Especificamente, procurou-se perceber se o contacto com grupos étnicos minoritários em crianças, em contexto escolar, influenciava a expressão do preconceito contra minorias étnicas em idade adulta, e por que tipo de factores esta relação era moderada. Os dados foram recolhidos através da aplicação de um questionário a alunos de 12º ano de 8 escolas secundárias públicas, avaliando a frequência do seu contacto com minorias no passado bem como as suas crenças, estereótipos e atitudes inter-étnicas no presente. Os resultados encontrados mostraram a existência de uma associação positiva entre contacto e preconceito, revelando-se contraditórios em relação a estudos realizados noutros países que tinham encontrado a relação inversa entre estas duas variáveis (e.g., Pettigrew e Tropp, 2006; Wood e Sonleitner, 1996, Vezzali, Giovannin, e Capozza, 2010). No entanto, enquanto os estereótipos negativos sobre as minorias predisseram o aumento do preconceito, o contacto familiar com minorias no passado conseguiu predizer uma menor expressão do preconceito em adulto. Em estudos futuros, salientamos a importância do esclarecimento desta relação encontrada entre as múltiplas variáveis, de forma a avaliar quais os factores que impedem que o contacto inter-étnico em contexto escolar alcance resultados positivos na diminuição do preconceito no nosso país.
Given the multicultural reality of our country as well as the persistence of discriminatory attitudes towards ethnic minorities, it is extremely relevant to understand which factors may be involved in reducing ethnic prejudice. In this context, this study sought to understand the effect of inter-ethnic contact in reducing prejudice, supported by the theory of ´Contact Hypothesis` of Allport (1954). Specifically, we tried to explore if contact with ethnic minority children in the school context influences the expression of prejudice against ethnic minorities in adulthood and what kind of factors moderate this relationship. Data were collected using a questionnaire assessing contact frequency beliefs, stereotypes and attitudes towards minority group members of grade 12 students from 8 public urban high schools. Results showed a positive association between early ethnic contact and present prejudice, indicating that early contact increased prejudice. These results proved to be contradictory to the studies conducted in other countries that found an inverse relationship between these two variables (Pettigrew and Tropp, 2006; Wood and Sonleitner, 1996, Vezzali, Giovannini, and Capozza, 2010). However, while holding racist stereotypes, both in childhood and as adults, also predicted more blatant prejudice, family contact in chilhood with different ethic groups could predict lower scores of blatant and subtle inter-ethnic prejudice. In future studies, the importance of clarifying the relationship among these variables must be addressed, in order to assess the factors that prevent more positive inter-ethnic contact in schools, as well as to better understand the life-course of the connection between contact and intergroup prejudice against ethnic minorities.
Degree: Mestrado em Psicologia Comunitária e Proteção de Menores
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese final - Luísa Matos.pdf568,11 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.