Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/3599
Autoria: Olim, Catarina Sofia Alves
Orientação: Nunes, Francisco
Data: 30-Mai-2012
Título próprio: Qualidade vocal na liderança carismática
Referência bibliográfica: OLIM, Catarina Sofia Alves - Qualidade vocal na liderança carismática [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2010. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/3599>.
Palavras-chave: Voz
Fala
Liderança
Carisma
Comunicação
Voice
Speech
Leadership
Charisma
Communication
Resumo: Medimos a performance vocal de um gestor antes e após um programa de treino em técnica vocal. Os dois discursos resultantes foram apresentados a dois grupos de participantes (N=53 e N=55) que os avaliaram tendo em conta o impacto provocado no afecto – Positive and Negative Affect Schedule - e a percepção de carisma – sub-escala da Conger-Kanungo Scale of Charismatic Leadership. Os resultados demonstraram que uma qualidade vocal melhorada resulta numa percepção de carisma mais elevada. A qualidade vocal também se traduz num incremento do afecto positivo dos seguidores. Por sua vez, um afecto positivo resulta em níveis de carisma mais elevados, sendo o inverso também verdadeiro. Sugerimos que esta investigação possa servir de base a uma questão em especial na formação de líderes, usualmente descurada: a qualidade vocal. A potencialização desta surge assim como uma forma de aumentar a percepção de carisma pelos liderados.
We recorded the vocal performance of a manager before and after training program in vocal technique. The resulting speeches were presented to two groups of participants (N=53 and N=55) that evaluated the impact in affect - measured using Positive and Negative Affect Schedule – and the perception of charisma – measuring using a sub scale of Conger-Kanungo Scale of Charismatic Leadership. The results showed that an improved voice quality results in a higher perception of charisma. Voice quality also translates into an increase in positive affect of followers. In turn, a positive affect results in higher levels of charisma, and the reverse is also true. We suggest that this research may serve as the basis for a particular issue in the training of leaders, usually neglected: the voice quality. The enhancement of this emerges as a way to increase the perception of charisma by lead.
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Serviços de Saúde
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Microsoft Word - tese_final.pdf629,85 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.