Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/35729
Autoria: Pacheco, Jéssica Godinho de Jesus
Orientação: Álvarez-Pérez, Pablo
Data: 30-Out-2025
Título próprio: A prática do Serviço Social com alunos imigrantes no contexto escolar
Referência bibliográfica: Pacheco, J. G. de J. (2025). A prática do Serviço Social com alunos imigrantes no contexto escolar [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/35729
Palavras-chave: Serviço social -- Social work
Contexto escolar
Educação inclusiva -- Inclusive education
Alunos imigrantes
Intervenção social -- Social intervention
School context
Immigrant students
Resumo: O sistema educativo dispõe de políticas orientadas para a promoção de uma educação inclusiva, contemplando a integração de técnicos superiores nos agrupamentos, entre os quais assistentes sociais, com vista a garantir a sua efetivação. No entanto, a definição de funções dos respetivos profissionais não revela clareza e a aplicação prática do legislado apresenta limitações que condicionam o percurso e desempenho escolar dos alunos imigrantes. A presente dissertação pretende analisar a prática profissional do Serviço Social no contexto escolar de alunos imigrantes, à luz das políticas de educação inclusiva. O estudo qualitativo centra-se na perspetiva dos profissionais, com o objetivo de identificar os fatores que influenciam a inclusão destes alunos e compreender as estratégias de intervenção desenvolvidas no espaço escolar, propondo linhas orientadoras da intervenção. Foram realizadas dez entrevistas a assistentes sociais de diferentes agrupamentos escolares a nível nacional, permitindo recolher experiências diversificadas e evidenciar desafios comuns. Percebe-se, através da análise do conteúdo recolhido, que a intervenção do Serviço Social desempenha um papel essencial na promoção da inclusão dos alunos imigrantes, através da garantia da efetivação dos seus direitos. No entanto, o sistema educativo apresenta desafios diários que comprometem a eficácia da prática profissional e que devem ser repensados.
The educational system has policies aimed at promoting inclusive education, including the integration of senior professionals into the groups, including social workers, to ensure its effectiveness. However, the definition of the roles of these professionals is unclear, and the practical application of the legislation presents limitations that affect the educational path and performance of immigrant students. This dissertation aims to analyze the professional practice of Social Work in the school context of immigrant students, in light of inclusive education policies. The qualitative study focuses on the perspective of professionals, aiming to identify the factors that influence the inclusion of these students and understand the intervention strategies developed in the school environment, proposing intervention guidelines. Ten interviews were conducted with social workers from different school groups nationwide, allowing for the collection of diverse experiences and highlighting common challenges. Through the analysis of the collected content, it is clear that Social Work intervention plays an essential role in promoting the inclusion of immigrant students by ensuring the effectiveness of their rights. However, the educational system presents daily challenges that compromise the effectiveness of professional practice and must be reconsidered.
Designação do Departamento: Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas
Designação do grau: Mestrado em Serviço Social
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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