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http://hdl.handle.net/10071/35649| Author(s): | Correia, Maria Margarida Horta Rodrigues da Silva |
| Advisor: | Silva, Rita Maria Espanha Pires Chaves Torrado da |
| Date: | 23-Oct-2025 |
| Title: | Campanhas de saúde e bem-estar feminino nos meios de comunicação: O caso da campanha da Wells “De menina a mulher fica bem contigo” |
| Reference: | Correia, M. M. H. R. da S. (2025). Campanhas de saúde e bem-estar feminino nos meios de comunicação: O caso da campanha da Wells “De menina a mulher fica bem contigo” [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/35649 |
| Keywords: | Saúde feminina Comunicação em saúde Empoderamento feminino Rede social -- Social network Estratégia de comunicação Women’s health Health communication Female empowerment Media sociais -- Social media Communication strategy |
| Abstract: | A promoção da saúde feminina tem vindo a ganhar crescente visibilidade no espaço mediático,
acompanhando a valorização do bem-estar integral das mulheres em diferentes fases da vida.
Partindo da campanha “De menina a mulher, fica bem contigo”, desenvolvida pela Wells,
marca de retalho em Portugal que atua nos segmentos de saúde, bem-estar e beleza e que integra
a Sonae MC, uma empresa do Grupo Sonae. Esta dissertação analisa como diferentes meios de
comunicação, Instagram, podcast e telenovela, foram usados para construir um discurso sobre
saúde, empoderamento e autocuidado femininos.
Os resultados evidenciam a aposta da marca em representações inclusivas e numa linguagem
próxima e afetiva, abordando temas como menstruação, menopausa e autoestima. A presença
da campanha em diferentes formatos reforça o seu impacto e consolida o posicionamento da
Wells como promotora de saúde feminina, contribuindo para a normalização de discursos
tradicionalmente marcados por silêncios e estigmas. The promotion of women's health has gained increasing visibility in the media space, reflecting the growing appreciation of women's overall well-being across different life stages. Based on the campaign “De menina a mulher, fica bem contigo”, developed by Wells, a retail brand in Portugal that operates in the health, wellness, and beauty segments, and part of Sonae MC, a company within the Sonae Group. This dissertation analyses how different communication platforms, Instagram, podcast and telenovela, were used to construct a discourse around Womnen`s health, empowerment, and self-care. The results highlight the brand’s commitment to inclusive representations and the use of a close, affective tone, addressing topics such as menstruation, menopause and self-esteem. The campaign’s presence across various formats reinforces its impact and consolidates Wells’ positioning as a promoter of women's health, contributing to the normalisation of narratives traditionally marked by silence and stigma. |
| Department: | Departamento de Sociologia |
| Degree: | Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação |
| Peerreviewed: | yes |
| Access type: | Open Access |
| Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| master_maria_silva_correia.pdf | 2,64 MB | Adobe PDF | View/Open |
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