Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/35148
Author(s): Fernandes, Jorge Miguel António
Advisor: Ferreira, Ana Maria Dias Simões da Costa
Date: 16-May-2025
Title: Estratégia e controlo de gestão: "Balanced Scorecard" para Cidália Cabeleireiros
Reference: Fernandes, J. M. A. (2025). Estratégia e controlo de gestão: "Balanced Scorecard" para Cidália Cabeleireiros [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/35148
Keywords: Controlo de gestão -- Management control
Balanced Scorecard --
Estratégias
Estética -- Aesthetics
Bem-estar -- Well-being
Abstract: A crescente competitividade no setor da estética e bem-estar, associada à evolução dos contextos macroeconómico, legal e político, tem enfatizado a necessidade de uma avaliação e monitorização estratégica do desempenho organizacional. No caso do Cidália Cabeleireiros, esta exigência traduz-se no reforço da eficiência operacional, na maximização da satisfação do cliente, no desenvolvimento contínuo da equipa e na melhoria da qualidade dos serviços prestados, gerando valor para os "stakeholders". O "Balanced Scorecard" (BSC) destaca-se como uma ferramenta metodológica que possibilita a integração da estratégia e visão organizacional nas operações diárias. O presente estudo centrou-se na conceção e implementação de um "Balanced Scorecard" específico para a unidade do Cidália Cabeleireiros do centro comercial Colombo. Para tal, procedeu-se a uma análise detalhada do ambiente interno e externo, conduzindo à validação da missão, visão, valores e compromissos da marca. Posteriormente, foram definidos os objetivos estratégicos nas quatro dimensões do BSC: financeira, clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento. O mapa estratégico elaborado evidencia as relações de causa e efeito entre os objetivos e respetivos indicadores de desempenho, permitindo a identificação de áreas críticas como satisfação do cliente, eficiência operacional e a inovação contínua, fundamentais para o crescimento e sustentabilidade da loja. A implementação do "Balanced Scorecard" revelou-se essencial para a consolidação do alinhamento estratégico e a otimização dos processos organizacionais. Este estudo contribui para uma visão estruturada e objetiva do desempenho da empresa, proporcionando uma base fundamentada para a tomada de decisões estratégicas e reforçando a sua competitividade num mercado altamente dinâmico e exigente.
Department: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: yes
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_jorge_antonio_fernandes.pdf
  Restricted Access
3,16 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.