Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/35148
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Ana Maria Dias Simões da Costa-
dc.contributor.authorFernandes, Jorge Miguel António-
dc.date.accessioned2025-09-11T15:57:25Z-
dc.date.issued2025-05-16-
dc.date.submitted2025-05-
dc.identifier.citationFernandes, J. M. A. (2025). Estratégia e controlo de gestão: "Balanced Scorecard" para Cidália Cabeleireiros [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/35148por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/35148-
dc.description.abstractA crescente competitividade no setor da estética e bem-estar, associada à evolução dos contextos macroeconómico, legal e político, tem enfatizado a necessidade de uma avaliação e monitorização estratégica do desempenho organizacional. No caso do Cidália Cabeleireiros, esta exigência traduz-se no reforço da eficiência operacional, na maximização da satisfação do cliente, no desenvolvimento contínuo da equipa e na melhoria da qualidade dos serviços prestados, gerando valor para os "stakeholders". O "Balanced Scorecard" (BSC) destaca-se como uma ferramenta metodológica que possibilita a integração da estratégia e visão organizacional nas operações diárias. O presente estudo centrou-se na conceção e implementação de um "Balanced Scorecard" específico para a unidade do Cidália Cabeleireiros do centro comercial Colombo. Para tal, procedeu-se a uma análise detalhada do ambiente interno e externo, conduzindo à validação da missão, visão, valores e compromissos da marca. Posteriormente, foram definidos os objetivos estratégicos nas quatro dimensões do BSC: financeira, clientes, processos internos e aprendizagem e crescimento. O mapa estratégico elaborado evidencia as relações de causa e efeito entre os objetivos e respetivos indicadores de desempenho, permitindo a identificação de áreas críticas como satisfação do cliente, eficiência operacional e a inovação contínua, fundamentais para o crescimento e sustentabilidade da loja. A implementação do "Balanced Scorecard" revelou-se essencial para a consolidação do alinhamento estratégico e a otimização dos processos organizacionais. Este estudo contribui para uma visão estruturada e objetiva do desempenho da empresa, proporcionando uma base fundamentada para a tomada de decisões estratégicas e reforçando a sua competitividade num mercado altamente dinâmico e exigente.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectControlo de gestão -- Management controlpor
dc.subjectBalanced Scorecard --por
dc.subjectEstratégiaspor
dc.subjectEstética -- Aestheticspor
dc.subjectBem-estar -- Well-beingpor
dc.titleEstratégia e controlo de gestão: "Balanced Scorecard" para Cidália Cabeleireirospor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203972864por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopor
dc.date.embargo2026-05-16-
iscte.subject.odsEnergias renováveis e acessíveispor
iscte.subject.odsTrabalho digno e crescimento económicopor
iscte.subject.odsReduzir as desigualdadespor
dc.subject.jelM10por
dc.subject.jelL26por
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_jorge_antonio_fernandes.pdf
  Restricted Access
3,16 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.