Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/35138
Autoria: Bahamonde, R.
Editor: Joana Alexandre
Alexandre Almeida
Ana Espírito-Santo
Ana Lúcia Martins
Cecília Aguiar
Nádia Simões
Data: 2023
Título próprio: Aprendizagem colaborativa e cooperativa no ensino do direito: Uma experiência prática
Título e volume do livro: Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte
Paginação: 120 - 130
Referência bibliográfica: Bahamonde, R. (2023). Aprendizagem colaborativa e cooperativa no ensino do direito: Uma experiência prática. In J. Alexandre, A. Almeida, A. Espírito-Santo, A. L. Martins, C. Aguiar, & N. Simões (Eds.), Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte (pp. 120-130). Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. http://hdl.handle.net/10071/35138
ISBN: 978-989-781-852-3
Palavras-chave: Métodos pedagógicos
Resolução de problemas práticos
Direito
Resumo: Os métodos pedagógicos utilizados tradicionalmente na área do Direito centram-se em grande medida em aulas/sessões magistrais eminentemente expositivas que, nalgumas situações, são acompanhadas de aulas práticas em que os discentes são desafiados a utilizar os conceitos ministrados para a resolução de situações práticas concretas. Esta metodologia situa o discente numa posição passiva/reativa no processo de ensino sem incentivar o processo de aprendizagem. No contexto dos cursos de Direito, esta metodologia além de ter muito arraigo, adequa-se em grande medida à formatação do perfil dos alunos em geral, principalmente de letras, e habituados a um desenvolvimento conceitual mais abstrato, do que sucede nos cursos de caráter mais prático, nomeadamente de gestão ou marketing. Assim, no lecionamento das áreas do Direito mais relacionadas com o curso de gestão ou marketing, como possam ser Noções Fundamentais do Direito, Direito Comercial ou Direito das Sociedades Comerciais é desejável uma adequação das suas metodologias ao perfil específico dos seus alunos, de uma forma mais premente do que acontece nos cursos jurídicos. Nesta sequência, o presente trabalho pretende apresentar a metodologia pedagógica que será utilizada na Unidade Curricular Enquadramento Legal das Pessoas Colectivas para os alunos da Licenciatura em Tecnologias Digitais e Gestão. Concretamente, a proposta apresentada assenta na delimitação de objetivos de aprendizagem essencial alcançada através da conjugação da personificação do processo de aprendizagem com metodologias cooperativas e colaborativas auxiliadas por intervenções expositivas do docente, assim como da condução deste, do processo de aprendizagem dos discentes. A avaliação será adequada à metodologia pedagógica.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DEP-CLN - Capítulos de livros nacionais

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