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dc.contributor.authorBahamonde, R.-
dc.contributor.editorJoana Alexandre-
dc.contributor.editorAlexandre Almeida-
dc.contributor.editorAna Espírito-Santo-
dc.contributor.editorAna Lúcia Martins-
dc.contributor.editorCecília Aguiar-
dc.contributor.editorNádia Simões-
dc.date.accessioned2025-09-10T09:13:58Z-
dc.date.available2025-09-10T09:13:58Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationBahamonde, R. (2023). Aprendizagem colaborativa e cooperativa no ensino do direito: Uma experiência prática. In J. Alexandre, A. Almeida, A. Espírito-Santo, A. L. Martins, C. Aguiar, & N. Simões (Eds.), Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte (pp. 120-130). Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. http://hdl.handle.net/10071/35138-
dc.identifier.isbn978-989-781-852-3-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/35138-
dc.description.abstractOs métodos pedagógicos utilizados tradicionalmente na área do Direito centram-se em grande medida em aulas/sessões magistrais eminentemente expositivas que, nalgumas situações, são acompanhadas de aulas práticas em que os discentes são desafiados a utilizar os conceitos ministrados para a resolução de situações práticas concretas. Esta metodologia situa o discente numa posição passiva/reativa no processo de ensino sem incentivar o processo de aprendizagem. No contexto dos cursos de Direito, esta metodologia além de ter muito arraigo, adequa-se em grande medida à formatação do perfil dos alunos em geral, principalmente de letras, e habituados a um desenvolvimento conceitual mais abstrato, do que sucede nos cursos de caráter mais prático, nomeadamente de gestão ou marketing. Assim, no lecionamento das áreas do Direito mais relacionadas com o curso de gestão ou marketing, como possam ser Noções Fundamentais do Direito, Direito Comercial ou Direito das Sociedades Comerciais é desejável uma adequação das suas metodologias ao perfil específico dos seus alunos, de uma forma mais premente do que acontece nos cursos jurídicos. Nesta sequência, o presente trabalho pretende apresentar a metodologia pedagógica que será utilizada na Unidade Curricular Enquadramento Legal das Pessoas Colectivas para os alunos da Licenciatura em Tecnologias Digitais e Gestão. Concretamente, a proposta apresentada assenta na delimitação de objetivos de aprendizagem essencial alcançada através da conjugação da personificação do processo de aprendizagem com metodologias cooperativas e colaborativas auxiliadas por intervenções expositivas do docente, assim como da condução deste, do processo de aprendizagem dos discentes. A avaliação será adequada à metodologia pedagógica.por
dc.language.isopor-
dc.publisherIscte - Instituto Universitário de Lisboa-
dc.relation.ispartofExemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectMétodos pedagógicospor
dc.subjectResolução de problemas práticospor
dc.subjectDireitopor
dc.titleAprendizagem colaborativa e cooperativa no ensino do direito: Uma experiência práticapor
dc.typebookPart-
dc.pagination120 - 130-
dc.peerreviewedyes-
dc.date.updated2025-09-10T10:10:15Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/acceptedVersion-
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-112152-
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