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http://hdl.handle.net/10071/35138
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Bahamonde, R. | - |
dc.contributor.editor | Joana Alexandre | - |
dc.contributor.editor | Alexandre Almeida | - |
dc.contributor.editor | Ana Espírito-Santo | - |
dc.contributor.editor | Ana Lúcia Martins | - |
dc.contributor.editor | Cecília Aguiar | - |
dc.contributor.editor | Nádia Simões | - |
dc.date.accessioned | 2025-09-10T09:13:58Z | - |
dc.date.available | 2025-09-10T09:13:58Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | Bahamonde, R. (2023). Aprendizagem colaborativa e cooperativa no ensino do direito: Uma experiência prática. In J. Alexandre, A. Almeida, A. Espírito-Santo, A. L. Martins, C. Aguiar, & N. Simões (Eds.), Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte (pp. 120-130). Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. http://hdl.handle.net/10071/35138 | - |
dc.identifier.isbn | 978-989-781-852-3 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/35138 | - |
dc.description.abstract | Os métodos pedagógicos utilizados tradicionalmente na área do Direito centram-se em grande medida em aulas/sessões magistrais eminentemente expositivas que, nalgumas situações, são acompanhadas de aulas práticas em que os discentes são desafiados a utilizar os conceitos ministrados para a resolução de situações práticas concretas. Esta metodologia situa o discente numa posição passiva/reativa no processo de ensino sem incentivar o processo de aprendizagem. No contexto dos cursos de Direito, esta metodologia além de ter muito arraigo, adequa-se em grande medida à formatação do perfil dos alunos em geral, principalmente de letras, e habituados a um desenvolvimento conceitual mais abstrato, do que sucede nos cursos de caráter mais prático, nomeadamente de gestão ou marketing. Assim, no lecionamento das áreas do Direito mais relacionadas com o curso de gestão ou marketing, como possam ser Noções Fundamentais do Direito, Direito Comercial ou Direito das Sociedades Comerciais é desejável uma adequação das suas metodologias ao perfil específico dos seus alunos, de uma forma mais premente do que acontece nos cursos jurídicos. Nesta sequência, o presente trabalho pretende apresentar a metodologia pedagógica que será utilizada na Unidade Curricular Enquadramento Legal das Pessoas Colectivas para os alunos da Licenciatura em Tecnologias Digitais e Gestão. Concretamente, a proposta apresentada assenta na delimitação de objetivos de aprendizagem essencial alcançada através da conjugação da personificação do processo de aprendizagem com metodologias cooperativas e colaborativas auxiliadas por intervenções expositivas do docente, assim como da condução deste, do processo de aprendizagem dos discentes. A avaliação será adequada à metodologia pedagógica. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Iscte - Instituto Universitário de Lisboa | - |
dc.relation.ispartof | Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Métodos pedagógicos | por |
dc.subject | Resolução de problemas práticos | por |
dc.subject | Direito | por |
dc.title | Aprendizagem colaborativa e cooperativa no ensino do direito: Uma experiência prática | por |
dc.type | bookPart | - |
dc.pagination | 120 - 130 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.date.updated | 2025-09-10T10:10:15Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/acceptedVersion | - |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-112152 | - |
Aparece nas coleções: | DEP-CLN - Capítulos de livros nacionais |
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Ficheiro | Tamanho | Formato | |
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