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http://hdl.handle.net/10071/35138
Author(s): | Bahamonde, R. |
Editor: | Joana Alexandre Alexandre Almeida Ana Espírito-Santo Ana Lúcia Martins Cecília Aguiar Nádia Simões |
Date: | 2023 |
Title: | Aprendizagem colaborativa e cooperativa no ensino do direito: Uma experiência prática |
Book title/volume: | Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte |
Pages: | 120 - 130 |
Reference: | Bahamonde, R. (2023). Aprendizagem colaborativa e cooperativa no ensino do direito: Uma experiência prática. In J. Alexandre, A. Almeida, A. Espírito-Santo, A. L. Martins, C. Aguiar, & N. Simões (Eds.), Exemplos de práticas pedagógicas e estratégias de inovação pedagógica no Iscte (pp. 120-130). Iscte - Instituto Universitário de Lisboa. http://hdl.handle.net/10071/35138 |
ISBN: | 978-989-781-852-3 |
Keywords: | Métodos pedagógicos Resolução de problemas práticos Direito |
Abstract: | Os métodos pedagógicos utilizados tradicionalmente na área do Direito centram-se em grande medida em aulas/sessões magistrais eminentemente expositivas que, nalgumas situações, são acompanhadas de aulas práticas em que os discentes são desafiados a utilizar os conceitos ministrados para a resolução de situações práticas concretas. Esta metodologia situa o discente numa posição passiva/reativa no processo de ensino sem incentivar o processo de aprendizagem. No contexto dos cursos de Direito, esta metodologia além de ter muito arraigo, adequa-se em grande medida à formatação do perfil dos alunos em geral, principalmente de letras, e habituados a um desenvolvimento conceitual mais abstrato, do que sucede nos cursos de caráter mais prático, nomeadamente de gestão ou marketing. Assim, no lecionamento das áreas do Direito mais relacionadas com o curso de gestão ou marketing, como possam ser Noções Fundamentais do Direito, Direito Comercial ou Direito das Sociedades Comerciais é desejável uma adequação das suas metodologias ao perfil específico dos seus alunos, de uma forma mais premente do que acontece nos cursos jurídicos. Nesta sequência, o presente trabalho pretende apresentar a metodologia pedagógica que será utilizada na Unidade Curricular Enquadramento Legal das Pessoas Colectivas para os alunos da Licenciatura em Tecnologias Digitais e Gestão. Concretamente, a proposta apresentada assenta na delimitação de objetivos de aprendizagem essencial alcançada através da conjugação da personificação do processo de aprendizagem com metodologias cooperativas e colaborativas auxiliadas por intervenções expositivas do docente, assim como da condução deste, do processo de aprendizagem dos discentes. A avaliação será adequada à metodologia pedagógica. |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | DEP-CLN - Capítulos de livros nacionais |
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