Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/34600
Autoria: Matos, A. P. M.
Festas, I.
Bobrowicz-Campos, E.
Data: 2025
Título próprio: Produção de recursos educativos para a educação mediática na escola: Perceções e necessidades dos professores
Título da revista: Contratexto
Número: 43
Paginação: 123 - 148
Referência bibliográfica: Matos, A. P. M., Festas, I., & Bobrowicz-Campos, E. (2025). Produção de recursos educativos para a educação mediática na escola: Perceções e necessidades dos professores. Contratexto, (43), 123-148. https://doi.org/10.26439/contratexto2025.n44.7919
ISSN: 1025-9945
DOI (Digital Object Identifier): 10.26439/contratexto2025.n44.7919
Palavras-chave: Educação mediática
Literacia digital e mediática
Escola e professores
Formação de professores
Recursos educativos
Resumo: A relevância da educação mediática tem sido crescentemente reconhecida no contexto internacional e também em Portugal. Às crianças e aos jovens é atribuída particular atenção, o que faz recair sobre a escola e os professores enorme responsabilidade, no sentido de contribuírem, desde cedo, para a formação de cidadãos informados, comunicadores eficazes e participantes ativos na cultura digital. A investigação realizada teve como principal objetivo conhecer as perceções dos professores do ensino básico e secundário sobre a educação mediática e sobre o seu papel e o da escola na promoção da literacia digital e mediática dos alunos, conhecer a sua formação e necessidades e, desta forma, reunir informação útil para orientar a elaboração de recursos educativos. Seguindo uma metodologia não experimental e descritiva, com base em dados obtidos a partir de um questionário online, elaborado pela equipa de investigadores, foi possível concluir que os professores atribuem grande relevância à educação mediática, reconhecem a importância da escola e de si próprios na formação dos alunos, mas revelam também uma formação deficitária neste domínio. Com base nestes resultados, foram elaborados dois recursos educativos, um livro e uma aplicação móvel, pensados para apoiar os professores na resposta ao desafio da implementação da educação mediática na escola.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIS-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
article_111576.pdf1,22 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.