Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/34600
Autoria: | Matos, A. P. M. Festas, I. Bobrowicz-Campos, E. |
Data: | 2025 |
Título próprio: | Produção de recursos educativos para a educação mediática na escola: Perceções e necessidades dos professores |
Título da revista: | Contratexto |
Número: | 43 |
Paginação: | 123 - 148 |
Referência bibliográfica: | Matos, A. P. M., Festas, I., & Bobrowicz-Campos, E. (2025). Produção de recursos educativos para a educação mediática na escola: Perceções e necessidades dos professores. Contratexto, (43), 123-148. https://doi.org/10.26439/contratexto2025.n44.7919 |
ISSN: | 1025-9945 |
DOI (Digital Object Identifier): | 10.26439/contratexto2025.n44.7919 |
Palavras-chave: | Educação mediática Literacia digital e mediática Escola e professores Formação de professores Recursos educativos |
Resumo: | A relevância da educação mediática tem sido crescentemente reconhecida no contexto internacional e também em Portugal. Às crianças e aos jovens é atribuída particular atenção, o que faz recair sobre a escola e os professores enorme responsabilidade, no sentido de contribuírem, desde cedo, para a formação de cidadãos informados, comunicadores eficazes e participantes ativos na cultura digital. A investigação realizada teve como principal objetivo conhecer as perceções dos professores do ensino básico e secundário sobre a educação mediática e sobre o seu papel e o da escola na promoção da literacia digital e mediática dos alunos, conhecer a sua formação e necessidades e, desta forma, reunir informação útil para orientar a elaboração de recursos educativos. Seguindo uma metodologia não experimental e descritiva, com base em dados obtidos a partir de um questionário online, elaborado pela equipa de investigadores, foi possível concluir que os professores atribuem grande relevância à educação mediática, reconhecem a importância da escola e de si próprios na formação dos alunos, mas revelam também uma formação deficitária neste domínio. Com base nestes resultados, foram elaborados dois recursos educativos, um livro e uma aplicação móvel, pensados para apoiar os professores na resposta ao desafio da implementação da educação mediática na escola. |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | CIS-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
article_111576.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.