Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/34600
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMatos, A. P. M.-
dc.contributor.authorFestas, I.-
dc.contributor.authorBobrowicz-Campos, E.-
dc.date.accessioned2025-06-03T10:41:43Z-
dc.date.available2025-06-03T10:41:43Z-
dc.date.issued2025-
dc.identifier.citationMatos, A. P. M., Festas, I., & Bobrowicz-Campos, E. (2025). Produção de recursos educativos para a educação mediática na escola: Perceções e necessidades dos professores. Contratexto, (43), 123-148. https://doi.org/10.26439/contratexto2025.n44.7919-
dc.identifier.issn1025-9945-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/34600-
dc.description.abstractA relevância da educação mediática tem sido crescentemente reconhecida no contexto internacional e também em Portugal. Às crianças e aos jovens é atribuída particular atenção, o que faz recair sobre a escola e os professores enorme responsabilidade, no sentido de contribuírem, desde cedo, para a formação de cidadãos informados, comunicadores eficazes e participantes ativos na cultura digital. A investigação realizada teve como principal objetivo conhecer as perceções dos professores do ensino básico e secundário sobre a educação mediática e sobre o seu papel e o da escola na promoção da literacia digital e mediática dos alunos, conhecer a sua formação e necessidades e, desta forma, reunir informação útil para orientar a elaboração de recursos educativos. Seguindo uma metodologia não experimental e descritiva, com base em dados obtidos a partir de um questionário online, elaborado pela equipa de investigadores, foi possível concluir que os professores atribuem grande relevância à educação mediática, reconhecem a importância da escola e de si próprios na formação dos alunos, mas revelam também uma formação deficitária neste domínio. Com base nestes resultados, foram elaborados dois recursos educativos, um livro e uma aplicação móvel, pensados para apoiar os professores na resposta ao desafio da implementação da educação mediática na escola.por
dc.language.isopor-
dc.publisherFacultad de Comunicación de la Universidad de Lima-
dc.relationPTDC/CED-EDG/32560/2017-
dc.rightsopenAccess-
dc.subjectEducação mediáticapor
dc.subjectLiteracia digital e mediáticapor
dc.subjectEscola e professorespor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectRecursos educativospor
dc.titleProdução de recursos educativos para a educação mediática na escola: Perceções e necessidades dos professorespor
dc.title.alternativeProduction of educational resources for media education in schools: Teachers’ perceptions and needsen
dc.title.alternativeProducción de recursos educativos para la educación mediática en la escuela: Percepciones y necesidades de los profesoreses
dc.typearticle-
dc.pagination123 - 148-
dc.peerreviewedyes-
dc.number43-
dc.date.updated2025-06-03T11:38:33Z-
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersion-
dc.identifier.doi10.26439/contratexto2025.n44.7919-
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopor
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.identifier.cienciahttps://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-111576-
iscte.journalContratexto-
Aparece nas coleções:CIS-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro TamanhoFormato 
article_111576.pdf1,22 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.