Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10071/34600
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Matos, A. P. M. | - |
dc.contributor.author | Festas, I. | - |
dc.contributor.author | Bobrowicz-Campos, E. | - |
dc.date.accessioned | 2025-06-03T10:41:43Z | - |
dc.date.available | 2025-06-03T10:41:43Z | - |
dc.date.issued | 2025 | - |
dc.identifier.citation | Matos, A. P. M., Festas, I., & Bobrowicz-Campos, E. (2025). Produção de recursos educativos para a educação mediática na escola: Perceções e necessidades dos professores. Contratexto, (43), 123-148. https://doi.org/10.26439/contratexto2025.n44.7919 | - |
dc.identifier.issn | 1025-9945 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/34600 | - |
dc.description.abstract | A relevância da educação mediática tem sido crescentemente reconhecida no contexto internacional e também em Portugal. Às crianças e aos jovens é atribuída particular atenção, o que faz recair sobre a escola e os professores enorme responsabilidade, no sentido de contribuírem, desde cedo, para a formação de cidadãos informados, comunicadores eficazes e participantes ativos na cultura digital. A investigação realizada teve como principal objetivo conhecer as perceções dos professores do ensino básico e secundário sobre a educação mediática e sobre o seu papel e o da escola na promoção da literacia digital e mediática dos alunos, conhecer a sua formação e necessidades e, desta forma, reunir informação útil para orientar a elaboração de recursos educativos. Seguindo uma metodologia não experimental e descritiva, com base em dados obtidos a partir de um questionário online, elaborado pela equipa de investigadores, foi possível concluir que os professores atribuem grande relevância à educação mediática, reconhecem a importância da escola e de si próprios na formação dos alunos, mas revelam também uma formação deficitária neste domínio. Com base nestes resultados, foram elaborados dois recursos educativos, um livro e uma aplicação móvel, pensados para apoiar os professores na resposta ao desafio da implementação da educação mediática na escola. | por |
dc.language.iso | por | - |
dc.publisher | Facultad de Comunicación de la Universidad de Lima | - |
dc.relation | PTDC/CED-EDG/32560/2017 | - |
dc.rights | openAccess | - |
dc.subject | Educação mediática | por |
dc.subject | Literacia digital e mediática | por |
dc.subject | Escola e professores | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Recursos educativos | por |
dc.title | Produção de recursos educativos para a educação mediática na escola: Perceções e necessidades dos professores | por |
dc.title.alternative | Production of educational resources for media education in schools: Teachers’ perceptions and needs | en |
dc.title.alternative | Producción de recursos educativos para la educación mediática en la escuela: Percepciones y necesidades de los profesores | es |
dc.type | article | - |
dc.pagination | 123 - 148 | - |
dc.peerreviewed | yes | - |
dc.number | 43 | - |
dc.date.updated | 2025-06-03T11:38:33Z | - |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | - |
dc.identifier.doi | 10.26439/contratexto2025.n44.7919 | - |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação | por |
iscte.subject.ods | Educação de qualidade | por |
iscte.identifier.ciencia | https://ciencia.iscte-iul.pt/id/ci-pub-111576 | - |
iscte.journal | Contratexto | - |
Aparece nas coleções: | CIS-RI - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem científica |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|
article_111576.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.