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http://hdl.handle.net/10071/34555
Author(s): | Narciso, Rodrigo Oliveira |
Advisor: | Moriconi, Marcelo |
Date: | 20-Dec-2024 |
Title: | O clássico online: As estratégias de marketing e comunicação de FC Porto e SL Benfica nos seus websites oficiais |
Reference: | Narciso, R. O. (2024). O clássico online: As estratégias de marketing e comunicação de FC Porto e SL Benfica nos seus websites oficiais [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34555 |
Keywords: | Website Marketing -- Marketing Comunicação -- Communication Futebol Adeptos Marketing desportivo -- Sports marketing Sócios Soccer Adepts Members |
Abstract: | Através do presente estudo, pretende-se compreender as estratégias de
comunicação e marketing, levadas a cabo por parte de dois dos maiores clubes
portugueses e europeus de futebol, o Futebol Clube do Porto e o Sport Lisboa e Benfica,
nos seus próprios websites. Dentro desta análise, procuramos analisar a eficiência desses
ditos websites nos serviços que presta, na transmissão de informação relacionada com o
clube e todo o seu scope, ou seja, as áreas do clube que abrange. Sendo assim, este estudo,
focar-se-á na análise de interações e opinião do público/adeptos/simpatizantes para com
o conteúdo providenciado pelos clubes. Será utilizada a ferramenta Wayback Machine
para se proceder à análise e evolução de ambos os websites desde a sua criação e, de
seguida, analisaremos uma série de dados recolhidos relacionados com esses mesmos
websites, na sua forma atual.
Para a obtenção de dados sólidos que permitam uma análise e resultados
consistentes com o objetivo do estudo, a recolha de dados empíricos será realizada através
de uma análise mista. Assim sendo, a recolha de informação quantitativa será feita através
de um inquérito online, dirigido aos sócios/adeptos que acedem às plataformas online dos
clubes, com o objetivo de melhor compreender a interação e perceção do público em
relação às marcas. Esta avaliação possibilitará uma compreensão detalhada da presença
digital dos clubes e da eficácia das suas táticas de comunicação digital.
Através do método de recolha dos dados empíricos apresentados, completando
com a componente teórica a desenvolver ao longo do estudo, pretende-se alcançar dessa
forma conhecimento relativamente à realidade das estratégias de comunicação e
marketing dos dois clubes mencionados, e a opinião dos utilizadores em relação à sua
eficácia. Through this study, we intend to understand the communication and marketing strategies carried out by two of the largest Portuguese and European football clubs, Futebol Clube do Porto and Sport Lisboa e Benfica, on their own websites. Within this analysis, we seek to analyze the efficiency of these websites in the services they provide, in transmitting information related to the club and its entire scope, that is, the areas of the club that it covers. Therefore, this study will focus on analyzing interactions and opinions of the public/fans/sympathizers regarding the content provided by the clubs. The Wayback Machine tool will be used to perform the analysis and evolution of both sites since their creation and then we will analyze a series of data collected related to these same sites, in their current form. To obtain solid data that allows analysis and results consistent with the objective of the study, empirical data collection will be carried out through a mixed analysis. Therefore, the collection of quantitative information will be done through an online survey, aimed at members/fans who access the clubs' online platforms, with the aim of better understanding the public's interaction and perception in relation to the brands. This assessment will provide a detailed understanding of clubs’ digital presence and the effectiveness of their digital communication tactics. Through the method of collecting the empirical data presented, completing with the theoretical component to be developed throughout the study, the aim is to achieve knowledge in relation to the reality of the communication and marketing strategies of the two clubs mentioned, and the opinion of users in relation to its effectiveness. |
Department: | Departamento de Sociologia |
Degree: | Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Restricted Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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