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dc.contributor.advisorMoriconi, Marcelo-
dc.contributor.authorNarciso, Rodrigo Oliveira-
dc.date.accessioned2025-05-29T12:00:45Z-
dc.date.issued2024-12-20-
dc.date.submitted2024-10-
dc.identifier.citationNarciso, R. O. (2024). O clássico online: As estratégias de marketing e comunicação de FC Porto e SL Benfica nos seus websites oficiais [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34555por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/34555-
dc.description.abstractAtravés do presente estudo, pretende-se compreender as estratégias de comunicação e marketing, levadas a cabo por parte de dois dos maiores clubes portugueses e europeus de futebol, o Futebol Clube do Porto e o Sport Lisboa e Benfica, nos seus próprios websites. Dentro desta análise, procuramos analisar a eficiência desses ditos websites nos serviços que presta, na transmissão de informação relacionada com o clube e todo o seu scope, ou seja, as áreas do clube que abrange. Sendo assim, este estudo, focar-se-á na análise de interações e opinião do público/adeptos/simpatizantes para com o conteúdo providenciado pelos clubes. Será utilizada a ferramenta Wayback Machine para se proceder à análise e evolução de ambos os websites desde a sua criação e, de seguida, analisaremos uma série de dados recolhidos relacionados com esses mesmos websites, na sua forma atual. Para a obtenção de dados sólidos que permitam uma análise e resultados consistentes com o objetivo do estudo, a recolha de dados empíricos será realizada através de uma análise mista. Assim sendo, a recolha de informação quantitativa será feita através de um inquérito online, dirigido aos sócios/adeptos que acedem às plataformas online dos clubes, com o objetivo de melhor compreender a interação e perceção do público em relação às marcas. Esta avaliação possibilitará uma compreensão detalhada da presença digital dos clubes e da eficácia das suas táticas de comunicação digital. Através do método de recolha dos dados empíricos apresentados, completando com a componente teórica a desenvolver ao longo do estudo, pretende-se alcançar dessa forma conhecimento relativamente à realidade das estratégias de comunicação e marketing dos dois clubes mencionados, e a opinião dos utilizadores em relação à sua eficácia.por
dc.description.abstractThrough this study, we intend to understand the communication and marketing strategies carried out by two of the largest Portuguese and European football clubs, Futebol Clube do Porto and Sport Lisboa e Benfica, on their own websites. Within this analysis, we seek to analyze the efficiency of these websites in the services they provide, in transmitting information related to the club and its entire scope, that is, the areas of the club that it covers. Therefore, this study will focus on analyzing interactions and opinions of the public/fans/sympathizers regarding the content provided by the clubs. The Wayback Machine tool will be used to perform the analysis and evolution of both sites since their creation and then we will analyze a series of data collected related to these same sites, in their current form. To obtain solid data that allows analysis and results consistent with the objective of the study, empirical data collection will be carried out through a mixed analysis. Therefore, the collection of quantitative information will be done through an online survey, aimed at members/fans who access the clubs' online platforms, with the aim of better understanding the public's interaction and perception in relation to the brands. This assessment will provide a detailed understanding of clubs’ digital presence and the effectiveness of their digital communication tactics. Through the method of collecting the empirical data presented, completing with the theoretical component to be developed throughout the study, the aim is to achieve knowledge in relation to the reality of the communication and marketing strategies of the two clubs mentioned, and the opinion of users in relation to its effectiveness.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectWebsitepor
dc.subjectMarketing -- Marketingpor
dc.subjectComunicação -- Communicationpor
dc.subjectFutebolpor
dc.subjectAdeptospor
dc.subjectMarketing desportivo -- Sports marketingpor
dc.subjectSóciospor
dc.subjectSoccerpor
dc.subjectAdeptspor
dc.subjectMemberspor
dc.titleO clássico online: As estratégias de marketing e comunicação de FC Porto e SL Benfica nos seus websites oficiaispor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203847679por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informaçãopor
dc.date.embargo2027-12-20-
iscte.subject.odsPaz, justiça e instituições eficazespor
iscte.subject.odsParcerias para a implementação dos objetivospor
thesis.degree.departmentDepartamento de Sociologiapor
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