Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/34467
Author(s): | Tavares, Mariana dos Santos |
Advisor: | Cardoso, Gustavo |
Date: | 6-Dec-2024 |
Title: | Booktok: O livro e a indústria literária como conteúdos |
Reference: | Tavares, M. dos S. (2024). Booktok: O livro e a indústria literária como conteúdos [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34467 |
Keywords: | Tiktok BookTok Mercado editorial Hábito de leitura Literatura -- Literature Editorial market Reading habits |
Abstract: | A comunicação e os livros são pilares importantes da civilização humana, ao transportar conhecimentos, ideias e histórias ao longo dos tempos. A comunicação sofreu várias mudanças, desde as tradições orais humanas até à Era digital. Antigamente, os nossos antepassados utilizavam a fala, os gestos e as expressões para contar um acontecimento ou para manter uma cultura. Quando se começou a usar a escrita, a comunicação ultrapassou as restrições de tempo e espaço para conseguir permanecer no registo.
A invenção da Internet e o desenvolvimento de diversas tecnologias anunciaram a Era digital, alterando o modo de comunicação em rede. A Internet trouxe a conectividade mundial onde a informação pode ser partilhada e a colaboração feita em tempo real. A incidência de e-mails, mensagens instantâneas e fóruns online está a redefinir as interações interpessoais, a sua velocidade e conveniência, de forma bastante diferente de qualquer outro meio de comunicação criado até hoje. Tim Berners-Lee inventou a World Wide Web em 1989, facilitando ainda mais o acesso à Internet, o que consequentemente alimentou o crescimento das redes sociais e da publicação online.
Foi neste contexto digital que surgiu a comunidade BookTok, na rede social TikTok, dedicada a recomendação e partilha de livros. De natureza influente, o BookTok é constituído maioritariamente por jovens empenhados na promoção dos livros e dos seus autores de forma dinâmica e criativa. Communication and books are important pillars of human civilization, transporting knowledge, ideas, and stories over time. Communication has undergone several changes, from human oral traditions to the digital Era. In the past, our ancestors used speech, gestures, and expressions to tell an event or to maintain a culture. When writing began, communication surpassed the restrictions of time and space to remain in the record. The invention of the Internet and the development of various technologies heralded the Digital Age, changing the current mode of networked communication. The Internet has brought worldwide connectivity where information can be shared, and collaboration done in real time. The incidence of emails, instant messaging and online forums is redefining interpersonal interactions, their speed and convenience, in a way quite different from any other means of communication created to date. Tim Berners-Lee invented the World Wide Web in 1989, making access to the Internet even easier, which consequently fueled the growth of social networks and online publishing. It was in this digital context that the community BookTok emerged, on the social network TikTok, dedicated to recommending and sharing books. Influential in nature, BookTok is made up of young people committed to promoting books and their authors in a dynamic and creative way. |
Department: | Departamento de Sociologia |
Degree: | Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
master_mariana_santos_tavares.pdf | 1,85 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.