Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/34467
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCardoso, Gustavo-
dc.contributor.authorTavares, Mariana dos Santos-
dc.date.accessioned2025-05-16T13:52:57Z-
dc.date.available2025-05-16T13:52:57Z-
dc.date.issued2024-12-06-
dc.date.submitted2024-09-
dc.identifier.citationTavares, M. dos S. (2024). Booktok: O livro e a indústria literária como conteúdos [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34467por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/34467-
dc.description.abstractA comunicação e os livros são pilares importantes da civilização humana, ao transportar conhecimentos, ideias e histórias ao longo dos tempos. A comunicação sofreu várias mudanças, desde as tradições orais humanas até à Era digital. Antigamente, os nossos antepassados utilizavam a fala, os gestos e as expressões para contar um acontecimento ou para manter uma cultura. Quando se começou a usar a escrita, a comunicação ultrapassou as restrições de tempo e espaço para conseguir permanecer no registo. A invenção da Internet e o desenvolvimento de diversas tecnologias anunciaram a Era digital, alterando o modo de comunicação em rede. A Internet trouxe a conectividade mundial onde a informação pode ser partilhada e a colaboração feita em tempo real. A incidência de e-mails, mensagens instantâneas e fóruns online está a redefinir as interações interpessoais, a sua velocidade e conveniência, de forma bastante diferente de qualquer outro meio de comunicação criado até hoje. Tim Berners-Lee inventou a World Wide Web em 1989, facilitando ainda mais o acesso à Internet, o que consequentemente alimentou o crescimento das redes sociais e da publicação online. Foi neste contexto digital que surgiu a comunidade BookTok, na rede social TikTok, dedicada a recomendação e partilha de livros. De natureza influente, o BookTok é constituído maioritariamente por jovens empenhados na promoção dos livros e dos seus autores de forma dinâmica e criativa.por
dc.description.abstractCommunication and books are important pillars of human civilization, transporting knowledge, ideas, and stories over time. Communication has undergone several changes, from human oral traditions to the digital Era. In the past, our ancestors used speech, gestures, and expressions to tell an event or to maintain a culture. When writing began, communication surpassed the restrictions of time and space to remain in the record. The invention of the Internet and the development of various technologies heralded the Digital Age, changing the current mode of networked communication. The Internet has brought worldwide connectivity where information can be shared, and collaboration done in real time. The incidence of emails, instant messaging and online forums is redefining interpersonal interactions, their speed and convenience, in a way quite different from any other means of communication created to date. Tim Berners-Lee invented the World Wide Web in 1989, making access to the Internet even easier, which consequently fueled the growth of social networks and online publishing. It was in this digital context that the community BookTok emerged, on the social network TikTok, dedicated to recommending and sharing books. Influential in nature, BookTok is made up of young people committed to promoting books and their authors in a dynamic and creative way.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTiktokpor
dc.subjectBookTokpor
dc.subjectMercado editorialpor
dc.subjectHábito de leiturapor
dc.subjectLiteratura -- Literaturepor
dc.subjectEditorial marketpor
dc.subjectReading habitspor
dc.titleBooktok: O livro e a indústria literária como conteúdospor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203831080por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informaçãopor
iscte.subject.odsErradicar a pobrezapor
iscte.subject.odsSaúde de qualidadepor
iscte.subject.odsAção climáticapor
thesis.degree.departmentDepartamento de Sociologiapor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_mariana_santos_tavares.pdf1,85 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.