Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/34428
Author(s): Albuquerque, A.
Date: 2024
Title: Fatores de promoção do sucesso e da equidade entre alunos com e sem origens imigrantes: Estudo de caso numa escola inesperadamente eficaz
Journal title: Sociologia On Line
Number: 34
Pages: 11 - 34
Reference: Albuquerque, A. (2024). Fatores de promoção do sucesso e da equidade entre alunos com e sem origens imigrantes: Estudo de caso numa escola inesperadamente eficaz. Sociologia On Line, (34), 11-34. https://doi.org/10.30553/sociologiaonline.2024.34.
ISSN: 1647-3337
DOI (Digital Object Identifier): 10.30553/sociologiaonline.2024.34.1
Keywords: Descendentes de imigrantes
Estudo de caso
Desigualdades no desempenho escolar
Multiculturalismo
Children of immigrants
Case study
Inequalities in school performance
Multiculturalism
Abstract: O paradigma da eficácia escolar implica, hoje, a capacidade de as organizações escolares combaterem as desigualdades no desempenho de alunos de diferentes origens socioculturais. Contudo, são ainda escassos os estudos que procuram identificar as características escolares que beneficiam concretamente alunos descendentes de imigrantes. Este texto apresenta os resultados parciais de um estudo de caso, realizado numa escola básica da Área Metropolitana de Lisboa, que demonstrou uma diminuição progressiva da desigualdade nas taxas de retenção entre alunos com e sem origens imigrantes, no 2.º ciclo, durante quatro anos letivos. Foram realizadas 13 entrevistas semi-diretivas a docentes, lideranças escolares, representantes dos pais e da comunidade. A análise de conteúdo temática focou-se na identificação das abordagens à diversidade predominantes na escola, das quais se destacaram uma combinação de multiculturalismo e igualitarismo. Os resultados dão conta da coexistência de múltiplas abordagens à diversidade na mesma escola e apontam para vantagens na combinação de uma abordagem centrada na promoção da igualdade com uma abordagem multicultural de valorização da diferença, em linha com a literatura existente. Sobressaem, apesar disso, efeitos não-intencionais da evolução da composição social na escola sobre a adoção de estratégias de gestão da diversidade de cariz assimilacionista, que são discutidos à luz do seu impacto na promoção da igualdade de oportunidades.
The paradigm of school effectiveness today includes schools’ ability to offset outcome inequalities between students from different sociocultural backgrounds. However, there are still few studies that seek to identify school factors that particularly benefit students of immigrant origin. This paper presents partial results of a case study conducted in a primary school in the Lisbon Metropolitan Area which showed a progressive decrease for 4 consecutive years in grade repetition inequalities between students with and without immigrant origins, in 5th and 6th grades. 13 semi structured interviews were conducted with teachers, school leaders and community / parent representatives. Our thematic content analysis focused on identifying the dominant approaches to diversity in the school, of which emerged mainly multiculturalism and egalitarianism. The results point to the coexistence of multiple approaches to diversity within the same school and to advantages in combining an approach centered on promoting equality with a multicultural approach that values difference, in line with existing literature. However, unintentional effects of the evolution of the school’s social composition on the adoption of assimilationist strategies stand out and are discussed in light of their impact on promoting equal opportunities.
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica

Files in This Item:
File SizeFormat 
article_110848204,52 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.