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http://hdl.handle.net/10071/34366
Autoria: | Macintyre, Amanda |
Orientação: | Bilro, Ricardo Godinho Buttigieg, Noel |
Data: | 30-Set-2021 |
Título próprio: | Beverage tourism as heritage: Whisky and heritage tourism in Scotland |
Referência bibliográfica: | Macintyre, A. (2021). Beverage tourism as heritage: Whisky and heritage tourism in Scotland [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34366 |
Palavras-chave: | Heritage tourism Whisky tourism Destination management Turismo patrimonial Turismo de whisky Gestão de destino |
Resumo: | Although cuisine and beverages are widely considered a central part of many cultural and heritage
tourist experiences, there are very few studies investigating the relationship between beverage and
heritage tourism. Scottish whisky tourism is a thoroughly under-researched topic, and this dissertation
investigates the relationship between destination, whisky, and heritage attributes, tourist motivation,
and tourist satisfaction. Data from a convenience sample of 121 Scottish whisky tourists revealed that
heritage characteristics were the most significant factor influencing tourist motivations, and that
motivation has a positive influence on tourist satisfaction. Theoretical contributions include the
introduction of a new conceptual model, a modified tourist classification system, and a whisky tourist
profile and demographic. Managerial implications include the recommendation for immersive
experiences and storytelling in marketing. A experiência culinária e as bebidas locais são amplamente consideradas como uma parte central de muitas experiências turísticas culturais e patrimoniais. Contudo, existem ainda poucos estudos a investigar a relação entre as bebidas típicas de uma região e o turismo patrimonial. O turismo ligado ao whisky escocês é um tema ainda pouco explorado e que esta tese pretende investigar, nomeadamente a relação entre o destino, o whisky e os atributos patrimoniais, a motivação turística e a satisfação turística. Com base numa amostra de conveniência composta por 121 turistas escoceses de whisky, o nosso estudo revelou que as características patrimoniais foram o fator mais significativo a influenciar as motivações turísticas, e que a motivação tem uma influência positiva na satisfação dos turistas. As contribuições teóricas desta tese incluem a introdução de um novo modelo conceptual, num sistema de classificação turística modificado e num perfil turístico e demográfico do turista do whisky. As implicações para a gestão incluem a recomendação de experiências imersivas e a narração de histórias como ferramentas de marketing. |
Designação do Departamento: | Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral |
Designação do grau: | Mestrado em Erasmus Mundus em Desenvolvimento de Turismo e Cultura |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato |
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