Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/34366
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBilro, Ricardo Godinho-
dc.contributor.advisorButtigieg, Noel-
dc.contributor.authorMacintyre, Amanda-
dc.date.accessioned2025-05-08T10:56:43Z-
dc.date.available2025-05-08T10:56:43Z-
dc.date.issued2021-09-30-
dc.date.submitted2021-07-
dc.identifier.citationMacintyre, A. (2021). Beverage tourism as heritage: Whisky and heritage tourism in Scotland [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34366por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/34366-
dc.description.abstractAlthough cuisine and beverages are widely considered a central part of many cultural and heritage tourist experiences, there are very few studies investigating the relationship between beverage and heritage tourism. Scottish whisky tourism is a thoroughly under-researched topic, and this dissertation investigates the relationship between destination, whisky, and heritage attributes, tourist motivation, and tourist satisfaction. Data from a convenience sample of 121 Scottish whisky tourists revealed that heritage characteristics were the most significant factor influencing tourist motivations, and that motivation has a positive influence on tourist satisfaction. Theoretical contributions include the introduction of a new conceptual model, a modified tourist classification system, and a whisky tourist profile and demographic. Managerial implications include the recommendation for immersive experiences and storytelling in marketing.por
dc.description.abstractA experiência culinária e as bebidas locais são amplamente consideradas como uma parte central de muitas experiências turísticas culturais e patrimoniais. Contudo, existem ainda poucos estudos a investigar a relação entre as bebidas típicas de uma região e o turismo patrimonial. O turismo ligado ao whisky escocês é um tema ainda pouco explorado e que esta tese pretende investigar, nomeadamente a relação entre o destino, o whisky e os atributos patrimoniais, a motivação turística e a satisfação turística. Com base numa amostra de conveniência composta por 121 turistas escoceses de whisky, o nosso estudo revelou que as características patrimoniais foram o fator mais significativo a influenciar as motivações turísticas, e que a motivação tem uma influência positiva na satisfação dos turistas. As contribuições teóricas desta tese incluem a introdução de um novo modelo conceptual, num sistema de classificação turística modificado e num perfil turístico e demográfico do turista do whisky. As implicações para a gestão incluem a recomendação de experiências imersivas e a narração de histórias como ferramentas de marketing.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectHeritage tourismpor
dc.subjectWhisky tourismpor
dc.subjectDestination managementpor
dc.subjectTurismo patrimonialpor
dc.subjectTurismo de whiskypor
dc.subjectGestão de destinopor
dc.titleBeverage tourism as heritage: Whisky and heritage tourism in Scotlandpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203072138por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
thesis.degree.nameMestrado em Erasmus Mundus em Desenvolvimento de Turismo e Culturapor
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.subject.odsIgualdade de géneropor
iscte.subject.odsProdução e consumo sustentáveispor
dc.subject.jelL83por
dc.subject.jelZ32por
dc.subject.jel1L Industrial organizationpor
dc.subject.jel1Z Other special topicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.