Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/34309
Author(s): Mendes, Érica Alexandra Filipe
Advisor: Foà, Caterina
Date: 4-Dec-2024
Title: Estratégias de posicionamento da EDP no mercado B2B de mobilidade elétrica PT
Reference: Mendes, E. A. F. (2024). Estratégias de posicionamento da EDP no mercado B2B de mobilidade elétrica [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34309
Keywords: Mobilidade elétrica
Soluções de carregamento
EDP comercial
Setor empresarial -- Corporate sector
Sustentabilidade -- Sustainability
Marketing -- Marketing
Electric mobility
Charging solutions
EDP Commercial
Abstract: Considerando as tendências de sustentabilidade e a crescente demanda por soluções de mobilidade elétrica nas empresas o trabalho de projeto investiga o mercado empresarial e a perceção do segmento Business-to-Business (B2B) sobre a EDP (Energias de Portugal) como uma marca de referência em mobilidade elétrica. A EDP tem uma posição forte no mercado nacional no setor energético. Além da sua reputação como fornecedora de energia, a EDP expandiu seu portfólio ao longo dos anos, destacando-se na mobilidade elétrica como promotora de soluções de carregamento de veículos elétricos. A pesquisa oferece uma visão geral das oportunidades e desafios enfrentados pela EDP na eletrificação de frotas empresariais. Utilizou-se uma metodologia mista, combinando uma entrevista estruturada com o Diretor de Mobilidade Elétrica B2B da EDP e análise de dados quantitativos. Os resultados indicam que a EDP pode sobressair por oferecer soluções completas, parcerias estratégicas e uma comunicação educativa eficiente que aponte os benefícios ambientais e económicos da mobilidade elétrica. A investigação permite delinear objetivos, estratégias e táticas de marketing e comunicação eficazes para reforçar o posicionamento da EDP no mercado, oferecendo um conjunto de ações a implementar junto do público-alvo específico, uma proposta de calendarização e métricas de monitorização associadas.
Considering sustainability trends and the growing demand for electric mobility solutions in companies, the project work investigates the corporate market and the perception of the Business-to-Business (B2B) segment about EDP (Energias de Portugal) as a reference brand in electric mobility. EDP has a strong position in the national energy market. In addition to its reputation as an energy supplier, EDP has expanded its portfolio over the years, standing out in electric mobility as a promoter of electric vehicle charging solutions. The research provides an overview of the opportunities and challenges faced by EDP in the electrification of corporate fleets. A mixed methodology was used, combining a structured interview with EDP's B2B Electric Mobility Director and quantitative data analysis. The results indicate that EDP can stand out by offering complete solutions, strategic partnerships and efficient educational communication that highlights the environmental and economic benefits of electric mobility. The research allows us to outline effective marketing and communication objectives, strategies and tactics to reinforce EDP's positioning in the market, offering a set of actions to be implemented with the specific target audience, a proposed schedule and associated monitoring metrics.
Department: Departamento de Sociologia
Degree: Mestrado em Gestão de Novos Media
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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