Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/34308
Author(s): Reis, Isabel Luís Andrade Aragonez Almeida
Advisor: Neto, Pedro Pereira
Date: 5-Dec-2024
Title: A desconstrução da imagem do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa entre o primeiro e o segundo mandato
Reference: Reis, I. L. A. A. A. (2024). A desconstrução da imagem do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa entre o primeiro e o segundo mandato [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34308
Keywords: Opinião pública -- Public opinion
Marcelo Rebelo de Sousa
Rede social -- Social network
Jornalismo digital
Digital Journalism
Abstract: A transformação digital e o advento das redes sociais online reconfiguraram a forma como o jornalismo é feito, e como teve que se adaptar a novas maneiras de espelhar e impactar a opinião pública. Esta dissertação investiga a hipótese de uma desconstrução da imagem mediática de Marcelo Rebelo de Sousa entre o primeiro e segundo mandatos presidenciais, através dos comentários nas redes sociais online. A pesquisa concentra-se na comparação entre o Público e o Correio da Manhã e as suas abordagens. Através de uma metodologia qualitativa baseada na análise de conteúdo, esta dissertação propõe-se a identificar tendências e transformações na perceção pública de Marcelo Rebelo de Sousa enquanto Presidente da República, destacando a influência das redes sociais online, especificamente o Facebook, como veículo de opinião pública.
The digital evolution and the rise of online social networks reshaped the way journalism is produced, and how it evolved in order to adapt into new ways of reflecting and affecting public opinion. This dissertation investigates whether there was a deconstruction of Marcelo Rebelo de Sousa's media image between his first and second presidential terms, through comments on online social networks. The research focuses on the comparison between Público and Correio da Manhã and their approaches. Using a qualitative methodology based on content analysis, this research aims to identify trends and transformations in the public perception of Marcelo Rebelo de Sousa, emphasizing how online social networks, specifically Facebook, can influence the public opinion.
Department: Departamento de Sociologia
Degree: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Peerreviewed: yes
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_isabel_almeida_reis.pdf
  Restricted Access
553,57 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.