Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/34308
Autoria: Reis, Isabel Luís Andrade Aragonez Almeida
Orientação: Neto, Pedro Pereira
Data: 5-Dez-2024
Título próprio: A desconstrução da imagem do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa entre o primeiro e o segundo mandato
Referência bibliográfica: Reis, I. L. A. A. A. (2024). A desconstrução da imagem do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa entre o primeiro e o segundo mandato [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34308
Palavras-chave: Opinião pública -- Public opinion
Marcelo Rebelo de Sousa
Rede social -- Social network
Jornalismo digital
Digital Journalism
Resumo: A transformação digital e o advento das redes sociais online reconfiguraram a forma como o jornalismo é feito, e como teve que se adaptar a novas maneiras de espelhar e impactar a opinião pública. Esta dissertação investiga a hipótese de uma desconstrução da imagem mediática de Marcelo Rebelo de Sousa entre o primeiro e segundo mandatos presidenciais, através dos comentários nas redes sociais online. A pesquisa concentra-se na comparação entre o Público e o Correio da Manhã e as suas abordagens. Através de uma metodologia qualitativa baseada na análise de conteúdo, esta dissertação propõe-se a identificar tendências e transformações na perceção pública de Marcelo Rebelo de Sousa enquanto Presidente da República, destacando a influência das redes sociais online, especificamente o Facebook, como veículo de opinião pública.
The digital evolution and the rise of online social networks reshaped the way journalism is produced, and how it evolved in order to adapt into new ways of reflecting and affecting public opinion. This dissertation investigates whether there was a deconstruction of Marcelo Rebelo de Sousa's media image between his first and second presidential terms, through comments on online social networks. The research focuses on the comparison between Público and Correio da Manhã and their approaches. Using a qualitative methodology based on content analysis, this research aims to identify trends and transformations in the public perception of Marcelo Rebelo de Sousa, emphasizing how online social networks, specifically Facebook, can influence the public opinion.
Designação do Departamento: Departamento de Sociologia
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Restrito
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_isabel_almeida_reis.pdf
  Restricted Access
553,57 kBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.