Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/34300
Author(s): Testa, Beatriz de Carvalho
Advisor: Lima, Maria João Soares Almeida Pedroso de
Date: 18-Dec-2024
Title: Marketing de Influência no mercado literário português: O sistema de parcerias
Reference: Testa, B. de C. (2024). Marketing de Influência no mercado literário português: O sistema de parcerias [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34300
Keywords: Marketing de influência
Mercado literário português
Parcerias
Playbour
Influencer marketing
Portuguese publishing market
Abstract: No contexto da sociedade em rede, o presente trabalho debruça-se sobre fenómenos que vão desde a cultura de convergência ao marketing de influência e dá especial destaque às estratégias de marketing de influência no seio do mercado literário português. O nosso objetivo passa por perceber como é que opera o sistema de parcerias do mercado literário português, quais sãos os seus acertos, quais os pontos em que poderia melhorar e como. Para responder a esta questão foi aplicado um inquérito por questionário online auto preenchido, junto de uma amostra (n=30) composta tanto de influencers literários, como de profissionais de comunicação do mercado editorial. Os dados recolhidos apontam para a necessidade urgente de formalização e remuneração das parcerias como forma de solucionar problemas como a comunicação e gestão de expectativas entre as editoras e influencers, mas também como forma de potencializar o impacto desta estratégia no seio das estratégias de marketing do setor do livro.
In the context of the network society, this paper looks at phenomena ranging from convergence culture to influencer marketing and places special emphasis on influencer marketing strategies within the portuguese literary market. Our aim is to understand how the Portuguese literary market's partnership system operates, what it gets right, where it could improve and how. To answer this question, a self-completed online questionnaire was administered to a sample (n=30) made up of both literary influencers and communication professionals from the publishing market. The data collected points to the urgent need to formalize and remunerate partnerships as a way of solving problems such as communication and managing expectations between publishers and influencers, but also as a way of boosting the impact of this strategy within the book sector's marketing strategies.
Department: Departamento de Sociologia
Degree: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Peerreviewed: yes
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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