Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/34200
Author(s): | Marcelino, Beatriz Andreia Ferreira |
Advisor: | Cardoso, Gustavo |
Date: | 19-Dec-2024 |
Title: | Sustentabilidade dos media: Os jovens e os novos modelos de negócio para o futuro dos media digitais |
Reference: | Marcelino, B. A. F. (2024). Sustentabilidade dos media: Os jovens e os novos modelos de negócio para o futuro dos media digitais [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34200 |
Keywords: | Sustentabilidade -- Sustainability Modelos de negócio Media digitais -- Digital media Assinaturas e paywalls Micropagamentos Consumo -- Consumption Notícia -- News Jovem -- Young Media sociais -- Social media Fidelização de clientes -- Customer loyalty Inovação -- Innovation Jornalismo -- Journalism Aspetos económicos -- Economic aspects |
Abstract: | O estudo investiga os desafios e adaptação dos media digitais, especialmente no contexto
português, onde a crise financeira e a digitalização têm afetado a imprensa. O estudo examina
modelos de negócio, como assinaturas, paywalls e micropagamentos, necessários para a
sustentabilidade dos media digitais. Analisa ainda o consumo de notícias entre os jovens, que
preferem formatos gratuitos e de fácil acesso, frequentemente encontrados nas redes sociais,
onde se destacam as dificuldades em atrair os mesmos como assinantes que pagam pela
assinatura. O estudo sugere que o futuro do jornalismo digital depende da inovação,
diversificação de receitas e da implementação de estratégias de retenção e fidelização,
atendendo aos novos hábitos digitais. The study examines the challenges and adaptations faced by digital media, particularly within the Portuguese context, where financial crises and digitalization have impacted the press. The study reviews business models, such as subscriptions, paywalls, and micropayments, as essential for the sustainability of digital media. It also analyzes news consumption among young audiences, who often prefer free and easily accessible formats commonly found on social media, highlighting the difficulty in attracting them as paying subscribers. The research suggests that the future of digital journalism depends on innovation, revenue diversification, and implementing strategies for retention and loyalty, addressing new digital habits. |
Department: | Departamento de Sociologia |
Degree: | Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Master_beatriz_ferreira_marcelino.pdf | 2,19 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.