Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/34200
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCardoso, Gustavo-
dc.contributor.authorMarcelino, Beatriz Andreia Ferreira-
dc.date.accessioned2025-04-10T08:51:40Z-
dc.date.available2025-04-10T08:51:40Z-
dc.date.issued2024-12-19-
dc.date.submitted2024-10-
dc.identifier.citationMarcelino, B. A. F. (2024). Sustentabilidade dos media: Os jovens e os novos modelos de negócio para o futuro dos media digitais [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34200por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/34200-
dc.description.abstractO estudo investiga os desafios e adaptação dos media digitais, especialmente no contexto português, onde a crise financeira e a digitalização têm afetado a imprensa. O estudo examina modelos de negócio, como assinaturas, paywalls e micropagamentos, necessários para a sustentabilidade dos media digitais. Analisa ainda o consumo de notícias entre os jovens, que preferem formatos gratuitos e de fácil acesso, frequentemente encontrados nas redes sociais, onde se destacam as dificuldades em atrair os mesmos como assinantes que pagam pela assinatura. O estudo sugere que o futuro do jornalismo digital depende da inovação, diversificação de receitas e da implementação de estratégias de retenção e fidelização, atendendo aos novos hábitos digitais.por
dc.description.abstractThe study examines the challenges and adaptations faced by digital media, particularly within the Portuguese context, where financial crises and digitalization have impacted the press. The study reviews business models, such as subscriptions, paywalls, and micropayments, as essential for the sustainability of digital media. It also analyzes news consumption among young audiences, who often prefer free and easily accessible formats commonly found on social media, highlighting the difficulty in attracting them as paying subscribers. The research suggests that the future of digital journalism depends on innovation, revenue diversification, and implementing strategies for retention and loyalty, addressing new digital habits.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSustentabilidade -- Sustainabilitypor
dc.subjectModelos de negóciopor
dc.subjectMedia digitais -- Digital mediapor
dc.subjectAssinaturas e paywallspor
dc.subjectMicropagamentospor
dc.subjectConsumo -- Consumptionpor
dc.subjectNotícia -- Newspor
dc.subjectJovem -- Youngpor
dc.subjectMedia sociais -- Social mediapor
dc.subjectFidelização de clientes -- Customer loyaltypor
dc.subjectInovação -- Innovationpor
dc.subjectJornalismo -- Journalismpor
dc.subjectAspetos económicos -- Economic aspectspor
dc.titleSustentabilidade dos media: Os jovens e os novos modelos de negócio para o futuro dos media digitaispor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203824393por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
thesis.degree.nameMestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informaçãopor
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.subject.odsTrabalho digno e crescimento económicopor
iscte.subject.odsIndústria, inovação e infraestruturaspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Sociologiapor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Master_beatriz_ferreira_marcelino.pdf2,19 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.