Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/34200
Autoria: Marcelino, Beatriz Andreia Ferreira
Orientação: Cardoso, Gustavo
Data: 19-Dez-2024
Título próprio: Sustentabilidade dos media: Os jovens e os novos modelos de negócio para o futuro dos media digitais
Referência bibliográfica: Marcelino, B. A. F. (2024). Sustentabilidade dos media: Os jovens e os novos modelos de negócio para o futuro dos media digitais [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/34200
Palavras-chave: Sustentabilidade -- Sustainability
Modelos de negócio
Media digitais -- Digital media
Assinaturas e paywalls
Micropagamentos
Consumo -- Consumption
Notícia -- News
Jovem -- Young
Media sociais -- Social media
Fidelização de clientes -- Customer loyalty
Inovação -- Innovation
Jornalismo -- Journalism
Aspetos económicos -- Economic aspects
Resumo: O estudo investiga os desafios e adaptação dos media digitais, especialmente no contexto português, onde a crise financeira e a digitalização têm afetado a imprensa. O estudo examina modelos de negócio, como assinaturas, paywalls e micropagamentos, necessários para a sustentabilidade dos media digitais. Analisa ainda o consumo de notícias entre os jovens, que preferem formatos gratuitos e de fácil acesso, frequentemente encontrados nas redes sociais, onde se destacam as dificuldades em atrair os mesmos como assinantes que pagam pela assinatura. O estudo sugere que o futuro do jornalismo digital depende da inovação, diversificação de receitas e da implementação de estratégias de retenção e fidelização, atendendo aos novos hábitos digitais.
The study examines the challenges and adaptations faced by digital media, particularly within the Portuguese context, where financial crises and digitalization have impacted the press. The study reviews business models, such as subscriptions, paywalls, and micropayments, as essential for the sustainability of digital media. It also analyzes news consumption among young audiences, who often prefer free and easily accessible formats commonly found on social media, highlighting the difficulty in attracting them as paying subscribers. The research suggests that the future of digital journalism depends on innovation, revenue diversification, and implementing strategies for retention and loyalty, addressing new digital habits.
Designação do Departamento: Departamento de Sociologia
Designação do grau: Mestrado em Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Master_beatriz_ferreira_marcelino.pdf2,19 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.