Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/3412
Autoria: Munoz, Francesc
Data: Dez-2004
Título próprio: UrBANALización: en el Zoco Global de las lmágenes Urbanas
Volume: 9
Número: 9
Paginação: 27-38
ISSN: 1645-0639
Palavras-chave: Geografia urbana
Paisagem
Marketing
Imagem urbana
Resumo: Este artigo apresenta o conceito de "urBANALização" no contexto da produção de imagem urbana, caracterizador da cidade contemporânea durante as últimas décadas do século XX e no momento presente. O texto parte de perspectivas referentes à "festivalização" das políticas urbanas e à progressiva relevância do marketing e do "branding" urbano, para fundamentar o domínio absoluto da imagem na altura da construção de estratégias urbanas e no desenvolvimento de processos urbanísticos, quer de nova urbanização, quer de transformação do território urbano existente. A "urBANALização" define-se como um processo espacial e cultural caracterizado por uma especialização territorial, que acompanha as tendências de tematização e de simplificação da paisagem urbana. Uma evolução comum, em maior ou menor grau, em cidades distintas que, apesar das diferenças que caracterizam cada contexto local, acabam replicando um género similar de paisagem, através de uma também similar tipologia de programas urbanísticos. A "urBANALização", portanto, não se refere à homogeneização de cidades e territórios que alguns autores acreditam estar por detrás dos processos de globalização. Refere-se, sim, ao triunfo absoluto do comum. Não tem tanto a ver com a repetição de paisagens, mas com a multiplicação de paisagens comuns. Algo que, em definitivo, coloca em grande questão um problema de futuro para o território e para quem o habita: a redução da cidade a uma superfície lisa, plana, sem falhas nem rugosidades, sem diferenças, onde a ausência de complexidade e de diversidade permite projectar, sem pausa e de forma ubíqua, as imagens e os "brands" que dão forma à paisagem do 'urbanal'.
Arbitragem científica: Sim
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DINÂMIA'CET-RN - Artigos em revistas nacionais com arbitragem científica

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cidades2004-9_Munoz.pdf7,21 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.