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dc.contributor.authorMunoz, Francesc-
dc.date.accessioned2012-03-14T17:12:12Z-
dc.date.available2012-03-14T17:12:12Z-
dc.date.issued2004-12-
dc.identifier.issn1645-0639por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/3412-
dc.description.abstractEste artigo apresenta o conceito de "urBANALização" no contexto da produção de imagem urbana, caracterizador da cidade contemporânea durante as últimas décadas do século XX e no momento presente. O texto parte de perspectivas referentes à "festivalização" das políticas urbanas e à progressiva relevância do marketing e do "branding" urbano, para fundamentar o domínio absoluto da imagem na altura da construção de estratégias urbanas e no desenvolvimento de processos urbanísticos, quer de nova urbanização, quer de transformação do território urbano existente. A "urBANALização" define-se como um processo espacial e cultural caracterizado por uma especialização territorial, que acompanha as tendências de tematização e de simplificação da paisagem urbana. Uma evolução comum, em maior ou menor grau, em cidades distintas que, apesar das diferenças que caracterizam cada contexto local, acabam replicando um género similar de paisagem, através de uma também similar tipologia de programas urbanísticos. A "urBANALização", portanto, não se refere à homogeneização de cidades e territórios que alguns autores acreditam estar por detrás dos processos de globalização. Refere-se, sim, ao triunfo absoluto do comum. Não tem tanto a ver com a repetição de paisagens, mas com a multiplicação de paisagens comuns. Algo que, em definitivo, coloca em grande questão um problema de futuro para o território e para quem o habita: a redução da cidade a uma superfície lisa, plana, sem falhas nem rugosidades, sem diferenças, onde a ausência de complexidade e de diversidade permite projectar, sem pausa e de forma ubíqua, as imagens e os "brands" que dão forma à paisagem do 'urbanal'.por
dc.description.sponsorshipFundação para a Ciência e a Tecnologiapor
dc.description.sponsorshipMinistério da Culturapor
dc.description.sponsorshipInstituto Português do Livro e das Bibliotecaspor
dc.language.isospapor
dc.publisherCET - Centro de Estudos Territoriaispor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGeografia urbanapor
dc.subjectPaisagempor
dc.subjectMarketingpor
dc.subjectImagem urbanapor
dc.titleUrBANALización: en el Zoco Global de las lmágenes Urbanaspor
dc.typearticlepor
dc.pagination27-38por
dc.publicationstatusPublicadopor
dc.peerreviewedSimpor
dc.journalCidades - Comunidades e Territóriospor
dc.distributionNacionalpor
dc.volume9por
dc.number9por
degois.publication.firstPage27por
degois.publication.lastPage38por
degois.publication.locationLisboapor
degois.publication.titleCidades - Comunidades e Territóriospor
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