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http://hdl.handle.net/10071/33798
Author(s): | Sousa, Élvio Rui Teixeira de |
Advisor: | Flores, Isabel |
Date: | 10-Dec-2024 |
Title: | Plataforma PLACE: Modo de utilização e oportunidades de melhoria: O caso das escolas da ilha do Porto Santo |
Reference: | Sousa, É. R. T. de. (2024). Plataforma PLACE: Modo de utilização e oportunidades de melhoria: O caso das escolas da ilha do Porto Santo [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33798 |
Keywords: | Escola pública Transição digital -- Digital transition Plataformas eletrónicas de gestão escolar Integração de plataformas digitais Plataforma PLACE Public school Electronic school management platforms Integration of digital platforms PLACE platform |
Abstract: | O caso de estudo deste trabalho é a plataforma PLACE que tem por objetivo promover a troca de informação entre os diversos intervenientes no sistema educativo da Região Autónoma da Madeira (RAM), no âmbito da transição digital, da utilização de recursos tecnológicos para incrementar o desempenho das organizações e da melhoria do serviço que é prestado à comunidade.
Pretende-se analisar a utilização e o funcionamento, na atividade profissional, dessa plataforma, na ilha do Porto Santo. Aferiu-se para que servem e como são utilizadas as funcionalidades, diagnosticaram-se fragilidades e procurou-se propor melhorias. Por fim, pretendeu-se apurar se os utilizadores concordariam com a ideia de integrar na PLACE outras plataformas ou de algumas das suas funcionalidades.
Foram aplicados questionários à comunidade educativa e efetuadas entrevistas a dirigentes, docentes com cargo nas estruturas intermédias e um membro do pessoal não docente.
Ouvimos os seus utilizadores e concluímos que na generalidade os profissionais concordam com os contributos da utilização da plataforma como facilitadora da comunicação e colaboração entre os membros da comunidade escolar, mas nem todas as funcionalidades disponíveis são utilizadas.
Quanto às fragilidades, apurou-se que existem dificuldades em encontrar informações específicas, que a integração insuficiente com outras ferramentas e plataformas educativas é uma fragilidade e que a lentidão no carregamento de páginas é um motivo de insatisfação.
O estudo revelou que alguns utilizadores tendem a complementar a plataforma PLACE com outras plataformas digitais, tal como o GESDIS, PLACmsg e Interagir, entre outras, criando um cenário fragmentado de utilização da tecnologia educativa na comunidade escolar, pelo que a integração de algumas funcionalidades adicionais na Plataforma PLACE se constituiria como uma melhoria, na ótica do utilizador. The case study of this work is the PLACE platform, which aims to promote the exchange of information between the various stakeholders in the educational system of the Autonomous Region of Madeira (RAM), within the scope of the digital transition, the use of technological resources to increase performance organizations and improving the service provided to the community. The aim is to analyze the use and functioning, in professional activity, of this platform, on the island of Porto Santo. It was assessed what they are for and how the functionalities are used, weaknesses were diagnosed, and improvements were sought. Finally, we intended to determine whether users would agree with the idea of integrating other platforms or some of their functionalities into PLACE. Questionnaires were administered to the educational community and interviews were carried out with managers, teachers with positions in intermediate structures and a member of non-teaching staff. We listened to its users and concluded that professionals generally agree with the contributions of using the platform as a facilitator of communication and collaboration between members of the school community, but not all available features are used. Regarding weaknesses, it was found that there are difficulties in finding specific information, that insufficient integration with other educational tools and platforms is a weakness and that slow page loading is a reason for dissatisfaction. The study revealed that some users tend to complement the PLACE platform with other digital platforms, such as GESDIS, PLACmsg and Interagir, among others, creating a fragmented scenario of use of educational technology in the school community, so that the integration of some additional resources into the PLACE platform would constitute an improvement, from the user's perspective. |
Department: | Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas |
Degree: | Mestrado em Digitalização na Administração Pública |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
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