Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/33666
Author(s): | Leite, Filipa Soares Duarte |
Advisor: | Sebastião, João |
Date: | 29-Nov-2024 |
Title: | O impacto da pandemia de Covid 19 no funcionamento dos cursos profissionais |
Reference: | Leite, F. S. D. (2024). O impacto da pandemia de Covid 19 no funcionamento dos cursos profissionais [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33666 |
Keywords: | Cursos profissionais Pandemia -- Pandemic Ensino à distânci TIC -- Tecnologias da informação e comunicação -- ICT Information and communication technology Professional courses Distance learning |
Abstract: | O tema deste estudo é “O Impacto da Pandemia de Covid 19 no Funcionamento dos Cursos Profissionais”. A pesquisa inclui duas partes: uma de natureza teórica, com revisão da literatura sobre a disrupção decorrente da passagem de um sistema tradicionalmente presencial para um modelo de ensino à distância através das TIC, mais desafiante nos percursos de ensino secundário de dupla certificação, tendencialmente práticos e com uma componente tecnológica que obriga à realização de um estágio e de uma prova de aptidão; outra de cariz empírico, com entrevistas semi estruturadas a uma amostra selecionada de sete professores de cursos profissionais numa escola secundária da Área Metropolitana de Lisboa, para compreender os principais constrangimentos percecionados durante o confinamento, que plataformas digitais e métodos de avaliação foram privilegiados e que mudanças se mantiveram até aos dias de hoje.
O resultado da pesquisa qualitativa, segundo o método Gioia, vai ao encontro da literatura, com os docentes a responderem de forma positiva à mudança de contexto para se adaptarem ao novo paradigma do e-learning e do b-learning, assegurando a continuidade do processo de ensino aprendizagem, agora já com mais digital no presencial. Neste caso, não houve aumento das taxas de retenção e abandono escolar na pandemia, apesar da avaliação ter sido mais ambígua e ainda hoje serem notórias lacunas na consolidação de algumas matérias. Destaque para a unanimidade da ideia percecionada de valor destes cursos, como modelo de combate ao insucesso escolar, embora socialmente persista uma imagem marginal que importa descontruir. The theme of this study is “The Impact of the Covid 19 Pandemic on the Operation of Professional Courses”. The research includes two parts: one of a theoretical nature, with a review of the literature on the disruption resulting from the transition from a traditionally face-to-face system to a distance learning model through ICT, more challenging in dual certification secondary education paths, which tend to be practical and with a technological component that requires the completion of an internship and an aptitude test; another of an empirical nature, with semi-structured interviews with a selected sample of seven teachers of professional courses in a secondary school in the Metropolitan Area of Lisbon, to understand the main constraints perceived during confinement, which digital platforms and assessment methods were privileged and which changes have remained to this day. The result of the qualitative research, according to the Gioia method, is in line with the literature, with teachers responding positively to the change in context to adapt to the new paradigm of e-learning and b-learning, ensuring the continuity of the process of teaching and learning, now with more digital in classes. In this case, there was no increase in school retention and dropout rates during the pandemic, despite the assessment being more ambiguous. Also, there are still noticeable gaps in the consolidation of some subjects. Highlighting the unanimous idea of the perceived value of these courses, as a model for combating academic failure, although socially a marginal image persists that needs to be deconstructed. |
Department: | Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas |
Degree: | Mestrado em Administração Escolar |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Restricted Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
master_filipa_duarte_leite.pdf Restricted Access | 854,29 kB | Adobe PDF | View/Open Request a copy |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.