Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/33666
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSebastião, João-
dc.contributor.authorLeite, Filipa Soares Duarte-
dc.date.accessioned2025-03-10T13:21:10Z-
dc.date.issued2024-11-29-
dc.date.submitted2024-09-
dc.identifier.citationLeite, F. S. D. (2024). O impacto da pandemia de Covid 19 no funcionamento dos cursos profissionais [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33666por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/33666-
dc.description.abstractO tema deste estudo é “O Impacto da Pandemia de Covid 19 no Funcionamento dos Cursos Profissionais”. A pesquisa inclui duas partes: uma de natureza teórica, com revisão da literatura sobre a disrupção decorrente da passagem de um sistema tradicionalmente presencial para um modelo de ensino à distância através das TIC, mais desafiante nos percursos de ensino secundário de dupla certificação, tendencialmente práticos e com uma componente tecnológica que obriga à realização de um estágio e de uma prova de aptidão; outra de cariz empírico, com entrevistas semi estruturadas a uma amostra selecionada de sete professores de cursos profissionais numa escola secundária da Área Metropolitana de Lisboa, para compreender os principais constrangimentos percecionados durante o confinamento, que plataformas digitais e métodos de avaliação foram privilegiados e que mudanças se mantiveram até aos dias de hoje. O resultado da pesquisa qualitativa, segundo o método Gioia, vai ao encontro da literatura, com os docentes a responderem de forma positiva à mudança de contexto para se adaptarem ao novo paradigma do e-learning e do b-learning, assegurando a continuidade do processo de ensino aprendizagem, agora já com mais digital no presencial. Neste caso, não houve aumento das taxas de retenção e abandono escolar na pandemia, apesar da avaliação ter sido mais ambígua e ainda hoje serem notórias lacunas na consolidação de algumas matérias. Destaque para a unanimidade da ideia percecionada de valor destes cursos, como modelo de combate ao insucesso escolar, embora socialmente persista uma imagem marginal que importa descontruir.por
dc.description.abstractThe theme of this study is “The Impact of the Covid 19 Pandemic on the Operation of Professional Courses”. The research includes two parts: one of a theoretical nature, with a review of the literature on the disruption resulting from the transition from a traditionally face-to-face system to a distance learning model through ICT, more challenging in dual certification secondary education paths, which tend to be practical and with a technological component that requires the completion of an internship and an aptitude test; another of an empirical nature, with semi-structured interviews with a selected sample of seven teachers of professional courses in a secondary school in the Metropolitan Area of Lisbon, to understand the main constraints perceived during confinement, which digital platforms and assessment methods were privileged and which changes have remained to this day. The result of the qualitative research, according to the Gioia method, is in line with the literature, with teachers responding positively to the change in context to adapt to the new paradigm of e-learning and b-learning, ensuring the continuity of the process of teaching and learning, now with more digital in classes. In this case, there was no increase in school retention and dropout rates during the pandemic, despite the assessment being more ambiguous. Also, there are still noticeable gaps in the consolidation of some subjects. Highlighting the unanimous idea of the perceived value of these courses, as a model for combating academic failure, although socially a marginal image persists that needs to be deconstructed.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectCursos profissionaispor
dc.subjectPandemia -- Pandemicpor
dc.subjectEnsino à distâncipor
dc.subjectTIC -- Tecnologias da informação e comunicação -- ICT Information and communication technologypor
dc.subjectProfessional coursespor
dc.subjectDistance learningpor
dc.titleO impacto da pandemia de Covid 19 no funcionamento dos cursos profissionaispor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203748913por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopor
thesis.degree.nameMestrado em Administração Escolarpor
dc.date.embargo2025-11-29-
thesis.degree.departmentDepartamento de Ciência Política e Políticas Públicaspor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_filipa_duarte_leite.pdf
  Restricted Access
854,29 kBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.