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http://hdl.handle.net/10071/33655
Autoria: | Leandro, Vera Vidinha Mouta |
Orientação: | Suleman, Fátima |
Data: | 26-Nov-2024 |
Título próprio: | Políticas de educação e formação de adultos: Perceção de empregabilidade: Um estudo exploratório com ex-formandos |
Referência bibliográfica: | Leandro, V. V. M. (2024). Políticas de educação e formação de adultos: Perceção de empregabilidade: Um estudo exploratório com ex-formandos [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33655 |
Palavras-chave: | Políticas públicas -- Public policies Educação e formação de adultos Perceção da empregabilidade Empregabilidade -- Employability Mercado de trabalho -- Labour market Public policies, Adult education and training Employability perception |
Resumo: | O Plano de Ação para o Pilar Europeu dos Direitos Sociais define um conjunto de metas a atingir pelos 27 Estados-Membro até 2030, para avaliar os progressos do mercado de trabalho e das competências, demonstrando um compromisso político com a educação de adultos, ao mais alto nível. Em Portugal, a Portaria 86/2022 de 4 de fevereiro veio regular o funcionamento dos cursos de Educação e Formação de Adultos e no seu preâmbulo, apresenta-se como “um importante instrumento de política pública para uma maior dinamização dos cursos de educação e formação de adultos (EFA).”
A presente investigação de natureza exploratória analisou a perceção da empregabilidade de formandos que participaram num programa de Educação e Formação de Adultos em Portugal, através de entrevistas, tendo-se concluído que a política pública, através da disponibilização de cursos de formação profissional, promove o desenvolvimento de competências que favorecem a integração profissional. The Action Plan for the European Pillar of Social Rights defines a set of targets to be achieved by the 27 Member States by 2030 to assess progress in the labor market and skills, demonstrating a political commitment to adult education at the highest level. In Portugal, Ministerial Order 86/2022 of February 4 regulates the operation of adult education and training courses and, in its preamble, presents itself as “an important public policy instrument for making adult education and training (EFA) courses more dynamic.” This exploratory research analyzed the perception of employability of trainees who participated in an Adult Education and Training program in Portugal, through interviews, and concluded that public policy, through the provision of vocational training courses, promotes the development of skills that favor professional integration. |
Designação do Departamento: | Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas |
Designação do grau: | Mestrado em Administração Pública |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_vera_mouta_leandro.pdf | 1,51 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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