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dc.contributor.advisorSuleman, Fátima-
dc.contributor.authorLeandro, Vera Vidinha Mouta-
dc.date.accessioned2025-03-08T11:41:25Z-
dc.date.available2025-03-08T11:41:25Z-
dc.date.issued2024-11-26-
dc.date.submitted2024-10-
dc.identifier.citationLeandro, V. V. M. (2024). Políticas de educação e formação de adultos: Perceção de empregabilidade: Um estudo exploratório com ex-formandos [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33655por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/33655-
dc.description.abstractO Plano de Ação para o Pilar Europeu dos Direitos Sociais define um conjunto de metas a atingir pelos 27 Estados-Membro até 2030, para avaliar os progressos do mercado de trabalho e das competências, demonstrando um compromisso político com a educação de adultos, ao mais alto nível. Em Portugal, a Portaria 86/2022 de 4 de fevereiro veio regular o funcionamento dos cursos de Educação e Formação de Adultos e no seu preâmbulo, apresenta-se como “um importante instrumento de política pública para uma maior dinamização dos cursos de educação e formação de adultos (EFA).” A presente investigação de natureza exploratória analisou a perceção da empregabilidade de formandos que participaram num programa de Educação e Formação de Adultos em Portugal, através de entrevistas, tendo-se concluído que a política pública, através da disponibilização de cursos de formação profissional, promove o desenvolvimento de competências que favorecem a integração profissional.por
dc.description.abstractThe Action Plan for the European Pillar of Social Rights defines a set of targets to be achieved by the 27 Member States by 2030 to assess progress in the labor market and skills, demonstrating a political commitment to adult education at the highest level. In Portugal, Ministerial Order 86/2022 of February 4 regulates the operation of adult education and training courses and, in its preamble, presents itself as “an important public policy instrument for making adult education and training (EFA) courses more dynamic.” This exploratory research analyzed the perception of employability of trainees who participated in an Adult Education and Training program in Portugal, through interviews, and concluded that public policy, through the provision of vocational training courses, promotes the development of skills that favor professional integration.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectPolíticas públicas -- Public policiespor
dc.subjectEducação e formação de adultospor
dc.subjectPerceção da empregabilidadepor
dc.subjectEmpregabilidade -- Employabilitypor
dc.subjectMercado de trabalho -- Labour marketpor
dc.subjectPublic policies,por
dc.subjectAdult education and trainingpor
dc.subjectEmployability perceptionpor
dc.titlePolíticas de educação e formação de adultos: Perceção de empregabilidade: Um estudo exploratório com ex-formandospor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203767616por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências Políticaspor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociaispor
thesis.degree.nameMestrado em Administração Públicapor
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.subject.odsTrabalho digno e crescimento económicopor
iscte.subject.odsReduzir as desigualdadespor
thesis.degree.departmentDepartamento de Ciência Política e Políticas Públicaspor
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