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http://hdl.handle.net/10071/33655
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Suleman, Fátima | - |
dc.contributor.author | Leandro, Vera Vidinha Mouta | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-08T11:41:25Z | - |
dc.date.available | 2025-03-08T11:41:25Z | - |
dc.date.issued | 2024-11-26 | - |
dc.date.submitted | 2024-10 | - |
dc.identifier.citation | Leandro, V. V. M. (2024). Políticas de educação e formação de adultos: Perceção de empregabilidade: Um estudo exploratório com ex-formandos [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33655 | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/33655 | - |
dc.description.abstract | O Plano de Ação para o Pilar Europeu dos Direitos Sociais define um conjunto de metas a atingir pelos 27 Estados-Membro até 2030, para avaliar os progressos do mercado de trabalho e das competências, demonstrando um compromisso político com a educação de adultos, ao mais alto nível. Em Portugal, a Portaria 86/2022 de 4 de fevereiro veio regular o funcionamento dos cursos de Educação e Formação de Adultos e no seu preâmbulo, apresenta-se como “um importante instrumento de política pública para uma maior dinamização dos cursos de educação e formação de adultos (EFA).” A presente investigação de natureza exploratória analisou a perceção da empregabilidade de formandos que participaram num programa de Educação e Formação de Adultos em Portugal, através de entrevistas, tendo-se concluído que a política pública, através da disponibilização de cursos de formação profissional, promove o desenvolvimento de competências que favorecem a integração profissional. | por |
dc.description.abstract | The Action Plan for the European Pillar of Social Rights defines a set of targets to be achieved by the 27 Member States by 2030 to assess progress in the labor market and skills, demonstrating a political commitment to adult education at the highest level. In Portugal, Ministerial Order 86/2022 of February 4 regulates the operation of adult education and training courses and, in its preamble, presents itself as “an important public policy instrument for making adult education and training (EFA) courses more dynamic.” This exploratory research analyzed the perception of employability of trainees who participated in an Adult Education and Training program in Portugal, through interviews, and concluded that public policy, through the provision of vocational training courses, promotes the development of skills that favor professional integration. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Políticas públicas -- Public policies | por |
dc.subject | Educação e formação de adultos | por |
dc.subject | Perceção da empregabilidade | por |
dc.subject | Empregabilidade -- Employability | por |
dc.subject | Mercado de trabalho -- Labour market | por |
dc.subject | Public policies, | por |
dc.subject | Adult education and training | por |
dc.subject | Employability perception | por |
dc.title | Políticas de educação e formação de adultos: Perceção de empregabilidade: Um estudo exploratório com ex-formandos | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.identifier.tid | 203767616 | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências Políticas | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Administração Pública | por |
iscte.subject.ods | Educação de qualidade | por |
iscte.subject.ods | Trabalho digno e crescimento económico | por |
iscte.subject.ods | Reduzir as desigualdades | por |
thesis.degree.department | Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas | por |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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master_vera_mouta_leandro.pdf | 1,51 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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