Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/33583
Author(s): | Reis, Joana Catarina Gomes |
Advisor: | Silva, Vítor Hugo |
Date: | 4-Dec-2024 |
Title: | Relevância das competências adquiridas nas atividades extracurriculares na perspetiva dos docentes |
Reference: | Reis, J. C. G. (2024). Relevância das competências adquiridas nas atividades extracurriculares na perspetiva dos docentes [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33583 |
Keywords: | Atividades extracurriculares Soft skills Competências -- Skills Desenvolvimento escolar Extracurricular activities School development |
Abstract: | O presente trabalho investiga o impacto das atividades extracurriculares e das competências, com foco nas soft skills e hard skills, no desenvolvimento dos alunos. A pesquisa procura entender como estas dimensões influenciam o desenvolvimento académico. As atividades extracurriculares, que incluem práticas como música, teatro e desporto, são reconhecidas por promover um ambiente de aprendizagem que vai além da sala de aula tradicional. Estas atividades são cruciais para o desenvolvimento das soft skills, e que são cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho contemporâneo como comunicação, liderança e trabalho em equipa, competências. Além disso, estas práticas também contribuem para o fortalecimento das hard skills, que são as habilidades técnicas e específicas de determinadas áreas de conhecimento. Por meio das entrevistas com diretoras de escolas e a análise de dados dos questionários aplicados, a pesquisa procura identificar a relação entre a participação em atividades extracurriculares e o desenvolvimento destas competências. Este trabalho de investigação também explora como essas práticas podem ser integradas de forma mais eficaz no currículo escolar e como as desigualdades no acesso a essas oportunidades podem afetar o desenvolvimento dos alunos. Conclui-se que, para maximizar os benefícios das soft skills e das atividades extracurriculares é importante que todos os alunos tenham acesso às mesmas oportunidades, de forma a preparar os alunos de maneira mais completa para os desafios futuros. This paper investigates the impact of extracurricular activities and competencies, with a focus on soft skills and hard skills, on student development. The research seeks to understand how these dimensions influence academic development. Extracurricular activities, which include practices such as music, theater and sport, are recognized for promoting a learning environment that goes beyond the traditional classroom. These activities are crucial for the development of soft skills, which are increasingly valued in the contemporary job market as communication, leadership and teamwork skills. In addition, these practices also contribute to strengthening hard skills, which are technical skills specific to certain areas of knowledge. Through interviews with school principals and data analysis of the questionnaires applied, the research seeks to identify the relationship between participation in extracurricular activities and the development of these skills. This research also explores how these practices can be integrated more effectively into the school curriculum and how inequalities in access to these opportunities can affect students' development. It concludes that in order to maximize the benefits of soft skills and extracurricular activities, it is important that all students have access to the same opportunities, so as to prepare students more fully for future challenges. |
Department: | Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas |
Degree: | Mestrado em Administração Escolar |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
master_joana_gomes_reis.pdf | 561,44 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.