Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/33224
Autoria: Fernandes, Ricardo Nuno Cavaleiro
Orientação: O'Neill, Henrique José da Rocha
Data: 30-Out-2024
Título próprio: Metaverse integration in the fashion industry
Referência bibliográfica: Fernandes, R. N. C. (2024). Metaverse integration in the fashion industry [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33224
Palavras-chave: Metaverso -- Metaverse
Fashion
Realidade virtual -- Virtual reality
Customer experience
Augmented reality
Inteligência artificial -- Artificial intelligence
Moda
Experiência do cliente
Realidade aumentada
Resumo: This paper investigates the influence of the Metaverse and its technologies in the fashion sector, with an emphasis on the potential of Virtual Reality (VR), Augmented Reality (AR), and Artificial Intelligence (AI), aligned with Metaverse Driven Products to enhance customer experience and satisfaction through an in-depth analysis. This paper starts by understanding the development of the Metaverse from an idea originated in science fiction to a growing virtual environment where users engage and conduct transactions. Then it also gives a complete background on the fashion industry, its pain points and its evolution through Metaverse Driven Products, and other topics. In this paper the products chosen were the Virtual Try On, Virtual Showrooms and Virtual Size Advisor. On a more practical note, the paper will also incorporate a statistical analysis on a survey, in order to prove the correlation between the use of technologies and customer satisfaction. This dissertation emphasizes the substantial prospects that Metaverse-powered technologies provide to the fashion industry. However, it also recognizes the obstacles, such as technical constraints and the need to establish customer confidence, that need to be resolved in order to achieve general acceptance. The key findings indicate it exists a correlation, statistically proven, between the Customer Satisfaction and the use of technologies such as VR, AI and AR, and that although some technologies, to the sample in question, are more valuable than others, the biggest insight is that it exists a gap between the lack of innovation in the consumer experience, due to unpredictability of the consumer behavior and an opportunity to explore these Metaverse Driven Products and its technologies.
A dissertação tem como âmbito investigar a influência do Metaverso e as suas tecnologias no setor da moda, com ênfase em tecnologias como a Realidade Virtual (RV), Realidade Aumentada (RA) e Inteligência Artificial (IA) para aprimorar a experiência e a satisfação do cliente através de uma análise aprofundada de Metaverse Driven Products, que se caraterizam por ser produtos que têm como base as tecnologias anteriormente mencionadas. Esta dissertação começa por examinar o desenvolvimento do Metaverso, desde uma ideia de ficção científica, até a um ambiente virtual em crescimento, onde os usuários interagem e realizam transações. Também se fornece um panorama sobre a indústria da moda, seus pain points e o comportamento dos consumidores dentro desse setor. De uma forma mais prática, a dissertação contemplará uma análise estatística a fim de provar a correlação entre o uso de tecnologias e a satisfação do cliente, através de um questionário. Neste questionário, para além de comprovar a relação entre os tópicos, permite também fazer uma outra análise relacionada com os Metaverse Driven Products, de modo a perceber quais os mais impactantes para o consumidor. As principais conclusões indicam que, embora exista uma correlação forte entre as tecnologias usadas nos Metaverse Driven Products e a satisfação do consumidor, verificada através de testes estatísticos, e que tecnologias, para a amostra em questão, sejam mais valiosas do que outras, o maior insight é que existe um gap entre a falta de inovação na experiência do consumidor, e uma oportunidade de exploração dos produtos.
Designação do Departamento: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Designação do grau: Mestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologia
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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