Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/33224
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorO'Neill, Henrique José da Rocha-
dc.contributor.authorFernandes, Ricardo Nuno Cavaleiro-
dc.date.accessioned2025-01-30T12:10:58Z-
dc.date.available2025-01-30T12:10:58Z-
dc.date.issued2024-10-30-
dc.date.submitted2024-09-
dc.identifier.citationFernandes, R. N. C. (2024). Metaverse integration in the fashion industry [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33224por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/33224-
dc.description.abstractThis paper investigates the influence of the Metaverse and its technologies in the fashion sector, with an emphasis on the potential of Virtual Reality (VR), Augmented Reality (AR), and Artificial Intelligence (AI), aligned with Metaverse Driven Products to enhance customer experience and satisfaction through an in-depth analysis. This paper starts by understanding the development of the Metaverse from an idea originated in science fiction to a growing virtual environment where users engage and conduct transactions. Then it also gives a complete background on the fashion industry, its pain points and its evolution through Metaverse Driven Products, and other topics. In this paper the products chosen were the Virtual Try On, Virtual Showrooms and Virtual Size Advisor. On a more practical note, the paper will also incorporate a statistical analysis on a survey, in order to prove the correlation between the use of technologies and customer satisfaction. This dissertation emphasizes the substantial prospects that Metaverse-powered technologies provide to the fashion industry. However, it also recognizes the obstacles, such as technical constraints and the need to establish customer confidence, that need to be resolved in order to achieve general acceptance. The key findings indicate it exists a correlation, statistically proven, between the Customer Satisfaction and the use of technologies such as VR, AI and AR, and that although some technologies, to the sample in question, are more valuable than others, the biggest insight is that it exists a gap between the lack of innovation in the consumer experience, due to unpredictability of the consumer behavior and an opportunity to explore these Metaverse Driven Products and its technologies.por
dc.description.abstractA dissertação tem como âmbito investigar a influência do Metaverso e as suas tecnologias no setor da moda, com ênfase em tecnologias como a Realidade Virtual (RV), Realidade Aumentada (RA) e Inteligência Artificial (IA) para aprimorar a experiência e a satisfação do cliente através de uma análise aprofundada de Metaverse Driven Products, que se caraterizam por ser produtos que têm como base as tecnologias anteriormente mencionadas. Esta dissertação começa por examinar o desenvolvimento do Metaverso, desde uma ideia de ficção científica, até a um ambiente virtual em crescimento, onde os usuários interagem e realizam transações. Também se fornece um panorama sobre a indústria da moda, seus pain points e o comportamento dos consumidores dentro desse setor. De uma forma mais prática, a dissertação contemplará uma análise estatística a fim de provar a correlação entre o uso de tecnologias e a satisfação do cliente, através de um questionário. Neste questionário, para além de comprovar a relação entre os tópicos, permite também fazer uma outra análise relacionada com os Metaverse Driven Products, de modo a perceber quais os mais impactantes para o consumidor. As principais conclusões indicam que, embora exista uma correlação forte entre as tecnologias usadas nos Metaverse Driven Products e a satisfação do consumidor, verificada através de testes estatísticos, e que tecnologias, para a amostra em questão, sejam mais valiosas do que outras, o maior insight é que existe um gap entre a falta de inovação na experiência do consumidor, e uma oportunidade de exploração dos produtos.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMetaverso -- Metaversepor
dc.subjectFashionpor
dc.subjectRealidade virtual -- Virtual realitypor
dc.subjectCustomer experiencepor
dc.subjectAugmented realitypor
dc.subjectInteligência artificial -- Artificial intelligencepor
dc.subjectModapor
dc.subjectExperiência do clientepor
dc.subjectRealidade aumentadapor
dc.titleMetaverse integration in the fashion industrypor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203748131por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Serviços e da Tecnologiapor
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.subject.odsTrabalho digno e crescimento económicopor
iscte.subject.odsCidades e comunidades sustentáveispor
dc.subject.jelL86por
dc.subject.jelO33por
dc.subject.jel1L Industrial organizationpor
dc.subject.jel1O Economic development, innovation, technological change, and growthpor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_ricardo_cavaleiro_fernandes.pdf713,32 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.