Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10071/33204
Author(s): | Leite, Joana Catarina Marmeleiro |
Advisor: | Magalhães, Filipe André Touças Gonçalves, Elói |
Date: | 25-Nov-2024 |
Title: | Tradição e potencial: Trampolim: O concurso público como projeto académico |
Reference: | Leite, J. C. M. (2024). Tradição e potencial: Trampolim: O concurso público como projeto académico [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33204 |
Keywords: | Concursos públicos Programa Espaço urbano Liberdade -- Freedom Criatividade -- Creativity Public competitions Program Urban space |
Abstract: | Um trampolim. Um salto (bem alto) da sala de aula para o que se entende como a
realidade profissional de um arquiteto. Numa primeira fase, em nove meses, doze
estudantes abraçaram esse desafio composto por sete concursos públicos que
endereçaram diferentes problemáticas, diferentes terrenos e escalas urbanas,
diferentes regulamentos e regras impostas. Cada concurso apresentou horizontes
temporais próprios, de duas semanas a dois meses, sendo que cada um pautado
com conteúdos programáticos distintos, desde uma escola e uma fábrica a um
edifício de habitação coletiva. Essa imersão na vida real transmitiu a capacidade
de compreender que a liberdade do arquiteto é frequentemente questionada.
Pretende-se, numa segunda fase, refletir individualmente sobre a liberdade
criativa dos arquitetos nos concursos públicos e o impacto das decisões do júri
na diversidade e inovação do espaço urbano, dando ênfase à (possível) monotonia
deste. A conclusão sublinha a importância de promover um equilíbrio entre
tradição e inovação, incentivando decisões que valorizem tanto a funcionalidade
como a identidade cultural, de modo a enriquecer as cidades com projetos
diversificados e inovadores. A trampoline. A significant leap from the classroom to what is understood as the professional reality of an architect. In the first phase, over the course of nine months, twelve students embraced this challenge, which comprised seven public competitions addressing diverse issues, terrains, and urban scales, as well as various regulations and imposed rules. Each competition had its own specific timeframe, ranging from two weeks to two months, and involved distinct programmatic content, including projects such as a school, a factory, and a collective housing building. This immersion in real-life scenarios conveyed the understanding that an architect's freedom is often questioned. In the second phase, the aim is to reflect individually on the creative freedom of architects within public competitions and the impact of jury decisions on urban diversity and innovation, emphasizing the (potential) monotony that may result. The conclusion highlights the importance of fostering a balance between tradition and innovation, promoting decisions that value both functionality and cultural identity to enrich cities with diverse and innovative projects. |
Department: | Departamento de Arquitetura e Urbanismo |
Degree: | Mestrado Integrado em Arquitetura |
Peerreviewed: | yes |
Access type: | Open Access |
Appears in Collections: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
master_joana_marmeleiro_leite.pdf | 20,79 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.