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dc.contributor.advisorMagalhães, Filipe André Touças-
dc.contributor.advisorGonçalves, Elói-
dc.contributor.authorLeite, Joana Catarina Marmeleiro-
dc.date.accessioned2025-01-30T10:18:53Z-
dc.date.available2025-01-30T10:18:53Z-
dc.date.issued2024-11-25-
dc.date.submitted2024-10-
dc.identifier.citationLeite, J. C. M. (2024). Tradição e potencial: Trampolim: O concurso público como projeto académico [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33204por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/33204-
dc.description.abstractUm trampolim. Um salto (bem alto) da sala de aula para o que se entende como a realidade profissional de um arquiteto. Numa primeira fase, em nove meses, doze estudantes abraçaram esse desafio composto por sete concursos públicos que endereçaram diferentes problemáticas, diferentes terrenos e escalas urbanas, diferentes regulamentos e regras impostas. Cada concurso apresentou horizontes temporais próprios, de duas semanas a dois meses, sendo que cada um pautado com conteúdos programáticos distintos, desde uma escola e uma fábrica a um edifício de habitação coletiva. Essa imersão na vida real transmitiu a capacidade de compreender que a liberdade do arquiteto é frequentemente questionada. Pretende-se, numa segunda fase, refletir individualmente sobre a liberdade criativa dos arquitetos nos concursos públicos e o impacto das decisões do júri na diversidade e inovação do espaço urbano, dando ênfase à (possível) monotonia deste. A conclusão sublinha a importância de promover um equilíbrio entre tradição e inovação, incentivando decisões que valorizem tanto a funcionalidade como a identidade cultural, de modo a enriquecer as cidades com projetos diversificados e inovadores.por
dc.description.abstractA trampoline. A significant leap from the classroom to what is understood as the professional reality of an architect. In the first phase, over the course of nine months, twelve students embraced this challenge, which comprised seven public competitions addressing diverse issues, terrains, and urban scales, as well as various regulations and imposed rules. Each competition had its own specific timeframe, ranging from two weeks to two months, and involved distinct programmatic content, including projects such as a school, a factory, and a collective housing building. This immersion in real-life scenarios conveyed the understanding that an architect's freedom is often questioned. In the second phase, the aim is to reflect individually on the creative freedom of architects within public competitions and the impact of jury decisions on urban diversity and innovation, emphasizing the (potential) monotony that may result. The conclusion highlights the importance of fostering a balance between tradition and innovation, promoting decisions that value both functionality and cultural identity to enrich cities with diverse and innovative projects.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectConcursos públicospor
dc.subjectProgramapor
dc.subjectEspaço urbanopor
dc.subjectLiberdade -- Freedompor
dc.subjectCriatividade -- Creativitypor
dc.subjectPublic competitionspor
dc.subjectProgrampor
dc.subjectUrban spacepor
dc.titleTradição e potencial: Trampolim: O concurso público como projeto académicopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203740815por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Humanidades::Artespor
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Arquiteturapor
thesis.degree.departmentDepartamento de Arquitetura e Urbanismopor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

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