Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/33157
Autoria: Matos, Ana Sofia Ferro dos Santos da Costa de
Orientação: Cardoso, Gustavo Alberto Guerreiro Seabra Leitão
Santos, Susana Alexandra Lopes da Costa
Data: 16-Dez-2024
Título próprio: Participation of political actors on Twitter: Filter bubble or public communication chanel
Referência bibliográfica: Matos, A. S. F. dos S. da C. de (2024). Participation of political actors on Twitter: Filter bubble or public communication chanel [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33157
ISBN: 978-989-584-069-4
Palavras-chave: Twitter
Political communication
Network communication
Members of Parliament
Comunicação política
Comunicação em rede
Deputados da Assembleia da República
Resumo: Abstract Portugal has a lower Twitter adoption and use rate compared to other Western democracies but its adoption by Members of Parliament (MPs) is increasing. This thesis aims to understand why and how Portuguese MPs adopt and use Twitter, and whether their use resembles a public communication channel or is influenced by Filter Bubbles. A multimethod approach was applied in three studies. The first study analyzes the content MPs publish on Twitter, along with the sociodemographic and political variables affecting adoption, use, popularity and influence. The second study examines the types of interactions MPs have on Twitter, their interaction targets, and the presence of political homophily. The third study applies a questionnaire to explore MPs' passive Twitter use, target audiences, and motivations to join and use the platform. The thesis concludes that MPs' Twitter usage styles are influenced by three factors that can change over time: the desire to broadcast their and their party's work; the aim to increase symbolic capital by interacting with high-status accounts; and the need to stay informed about peer and network activities. The first two factors carry risks, causing some MPs to withdraw from the platform temporarily or permanently, or to adopt a passive usage style focused on the third factor. Based on these factors, the thesis identifies four types of MP Twitter users: “Symbolic Capital Hunters”, “Twitter Natives”, “Just Looking-FOMO”, and “Broadcasters”. The user type determines whether they use Twitter as a public communication channel or are more influenced by value or status homophily.
Portugal tem a taxa de adoção do Twitter mais baixa das democracias ocidentais, mas a sua adoção por deputados aumentou. Esta tese estuda porque e como os deputados portugueses adotam e utilizam o Twitter, e se este se assemelha a um canal de comunicação pública ou se é influenciado por Filter Bubbles. Aplicámos uma abordagem multimétodo em três estudos. O primeiro analisa o conteúdo que os deputados publicam, juntamente com as variáveis sociodemográficas e políticas que afetam a adoção, o uso, a popularidade e a influência. O segundo estudo examina os tipos de interações, os seus alvos e o nível de homofilia política. O terceiro aplica um questionário para explorar o uso passivo do Twitter, os públicos-alvo e as motivações para aderir e utilizar a plataforma. A tese conclui que a utilização do Twitter pelos deputados é influenciada por três factores mutáveis: o desejo de divulgar o seu trabalho e o do partido; o objectivo de aumentar o seu capital simbólico interagindo com contas de elevado estatuto; e o querer estar informado sobre notícias e atividades dos pares. Os dois primeiros fatores acarretam riscos, levando alguns deputados a sair da plataforma temporária ou permanentemente, ou a adoptarem um estilo de utilização passivo centrado no terceiro fator. Com base nestes fatores, identificamos quatro tipos de utilizadores do Twitter: “Caçadores de Capital Simbólico”, “Nativos do Twitter”, “Just Looking-FOMO” e “Broadcasters”. O tipo de utilização determina se o Twitter é mais um canal de comunicação pública ou se é mais influenciado por homofilia.
Designação do Departamento: Departamento de Sociologia
Designação do grau: Doutoramento em Ciências da Comunicação
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:T&D-TD - Teses de doutoramento

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