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dc.contributor.advisorCardoso, Gustavo Alberto Guerreiro Seabra Leitão-
dc.contributor.advisorSantos, Susana Alexandra Lopes da Costa-
dc.contributor.authorMatos, Ana Sofia Ferro dos Santos da Costa de-
dc.date.accessioned2025-01-27T12:54:41Z-
dc.date.available2025-01-27T12:54:41Z-
dc.date.issued2024-12-16-
dc.date.submitted2024-09-
dc.identifier.citationMatos, A. S. F. dos S. da C. de (2024). Participation of political actors on Twitter: Filter bubble or public communication chanel [Tese de doutoramento, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/33157por
dc.identifier.isbn978-989-584-069-4por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/33157-
dc.description.abstractAbstract Portugal has a lower Twitter adoption and use rate compared to other Western democracies but its adoption by Members of Parliament (MPs) is increasing. This thesis aims to understand why and how Portuguese MPs adopt and use Twitter, and whether their use resembles a public communication channel or is influenced by Filter Bubbles. A multimethod approach was applied in three studies. The first study analyzes the content MPs publish on Twitter, along with the sociodemographic and political variables affecting adoption, use, popularity and influence. The second study examines the types of interactions MPs have on Twitter, their interaction targets, and the presence of political homophily. The third study applies a questionnaire to explore MPs' passive Twitter use, target audiences, and motivations to join and use the platform. The thesis concludes that MPs' Twitter usage styles are influenced by three factors that can change over time: the desire to broadcast their and their party's work; the aim to increase symbolic capital by interacting with high-status accounts; and the need to stay informed about peer and network activities. The first two factors carry risks, causing some MPs to withdraw from the platform temporarily or permanently, or to adopt a passive usage style focused on the third factor. Based on these factors, the thesis identifies four types of MP Twitter users: “Symbolic Capital Hunters”, “Twitter Natives”, “Just Looking-FOMO”, and “Broadcasters”. The user type determines whether they use Twitter as a public communication channel or are more influenced by value or status homophily.por
dc.description.abstractPortugal tem a taxa de adoção do Twitter mais baixa das democracias ocidentais, mas a sua adoção por deputados aumentou. Esta tese estuda porque e como os deputados portugueses adotam e utilizam o Twitter, e se este se assemelha a um canal de comunicação pública ou se é influenciado por Filter Bubbles. Aplicámos uma abordagem multimétodo em três estudos. O primeiro analisa o conteúdo que os deputados publicam, juntamente com as variáveis sociodemográficas e políticas que afetam a adoção, o uso, a popularidade e a influência. O segundo estudo examina os tipos de interações, os seus alvos e o nível de homofilia política. O terceiro aplica um questionário para explorar o uso passivo do Twitter, os públicos-alvo e as motivações para aderir e utilizar a plataforma. A tese conclui que a utilização do Twitter pelos deputados é influenciada por três factores mutáveis: o desejo de divulgar o seu trabalho e o do partido; o objectivo de aumentar o seu capital simbólico interagindo com contas de elevado estatuto; e o querer estar informado sobre notícias e atividades dos pares. Os dois primeiros fatores acarretam riscos, levando alguns deputados a sair da plataforma temporária ou permanentemente, ou a adoptarem um estilo de utilização passivo centrado no terceiro fator. Com base nestes fatores, identificamos quatro tipos de utilizadores do Twitter: “Caçadores de Capital Simbólico”, “Nativos do Twitter”, “Just Looking-FOMO” e “Broadcasters”. O tipo de utilização determina se o Twitter é mais um canal de comunicação pública ou se é mais influenciado por homofilia.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectTwitterpor
dc.subjectPolitical communicationpor
dc.subjectNetwork communicationpor
dc.subjectMembers of Parliamentpor
dc.subjectComunicação políticapor
dc.subjectComunicação em redepor
dc.subjectDeputados da Assembleia da Repúblicapor
dc.titleParticipation of political actors on Twitter: Filter bubble or public communication chanelpor
dc.title.alternativeParticipação de atores políticos no Twitter: Filter bubble ou canal de comunicação públicapor
dc.typedoctoralThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid101723520por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Comunicaçãopor
thesis.degree.nameDoutoramento em Ciências da Comunicaçãopor
thesis.degree.departmentDepartamento de Sociologiapor
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