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http://hdl.handle.net/10071/32982
Autoria: | Brites, Maria da Graça Leal |
Orientação: | Sousa, Maria José |
Data: | 6-Dez-2024 |
Título próprio: | Estratégias pedagógicas na plataforma NAU para o desenvolvimento de competências de comunicação digital na administração pública: Avaliação e recomendações para otimização |
Referência bibliográfica: | Brites, M. da G. L. (2024). Estratégias pedagógicas na plataforma NAU para o desenvolvimento de competências de comunicação digital na administração pública: Avaliação e recomendações para otimização [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/32982 |
Resumo: | Este trabalho analisa as estratégias pedagógicas dos cursos oferecidos na Plataforma NAU, com
foco no desenvolvimento de competências digitais e de comunicação para a Administração
Pública em Portugal. Os MOOCs (Massive Open Online Courses) desta plataforma visam
democratizar o acesso ao ensino e modernizar o setor público, alinhando-se com as políticas de
transformação digital do país e com a Estratégia de Transformação Digital da Administração
Pública 2021-2026. A investigação centra-se em quatro cursos — Cidadão Ciberinformado,
Supercomputação, Participação e Igualdade de Género nas TIC, e Comunicar com Clareza —
, selecionados pela sua relevância temática e contributo para a capacitação digital e inclusiva
dos trabalhadores públicos.
Utilizando uma metodologia qualitativa, a análise é estruturada em cinco critérios
principais: clareza dos objetivos de aprendizagem, interatividade, aplicabilidade prática,
acessibilidade e inclusão, e qualidade dos recursos didáticos. Os resultados mostram que,
embora os cursos da NAU apresentem uma base sólida, áreas como a interatividade e a
personalização podem ser otimizadas para melhorar a retenção e o envolvimento dos
formandos. As recomendações incluem o uso de inteligência artificial para adaptar conteúdos
ao perfil dos formandos, a criação de espaços de discussão colaborativa, e o fortalecimento das
práticas de acessibilidade.
Conclui-se que a Plataforma NAU tem potencial para ser uma referência na capacitação
digital para a Administração Pública, especialmente se forem implementadas as melhorias
propostas. Este estudo contribui com uma análise prática das estratégias pedagógicas, propondo
recomendações alinhadas com a transição digital e a sustentabilidade das competências na
Administração Pública. Este trabalho analisa as estratégias pedagógicas dos cursos oferecidos na Plataforma NAU, com foco no desenvolvimento de competências digitais e de comunicação para a Administração Pública em Portugal. Os MOOCs (Massive Open Online Courses) desta plataforma visam democratizar o acesso ao ensino e modernizar o setor público, alinhando-se com as políticas de transformação digital do país e com a Estratégia de Transformação Digital da Administração Pública 2021-2026. A investigação centra-se em quatro cursos — Cidadão Ciberinformado, Supercomputação, Participação e Igualdade de Género nas TIC, e Comunicar com Clareza — , selecionados pela sua relevância temática e contributo para a capacitação digital e inclusiva dos trabalhadores públicos. Utilizando uma metodologia qualitativa, a análise é estruturada em cinco critérios principais: clareza dos objetivos de aprendizagem, interatividade, aplicabilidade prática, acessibilidade e inclusão, e qualidade dos recursos didáticos. Os resultados mostram que, embora os cursos da NAU apresentem uma base sólida, áreas como a interatividade e a personalização podem ser otimizadas para melhorar a retenção e o envolvimento dos formandos. As recomendações incluem o uso de inteligência artificial para adaptar conteúdos ao perfil dos formandos, a criação de espaços de discussão colaborativa, e o fortalecimento das práticas de acessibilidade. Conclui-se que a Plataforma NAU tem potencial para ser uma referência na capacitação digital para a Administração Pública, especialmente se forem implementadas as melhorias propostas. Este estudo contribui com uma análise prática das estratégias pedagógicas, propondo recomendações alinhadas com a transição digital e a sustentabilidade das competências na Administração Pública. |
Designação do Departamento: | Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas |
Designação do grau: | Mestrado em Digitalização na Administração Pública |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso Restrito |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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