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http://hdl.handle.net/10071/32982
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Sousa, Maria José | - |
dc.contributor.author | Brites, Maria da Graça Leal | - |
dc.date.accessioned | 2025-01-10T12:59:48Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-06 | - |
dc.date.submitted | 2024-10 | - |
dc.identifier.citation | Brites, M. da G. L. (2024). Estratégias pedagógicas na plataforma NAU para o desenvolvimento de competências de comunicação digital na administração pública: Avaliação e recomendações para otimização [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/32982 | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10071/32982 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa as estratégias pedagógicas dos cursos oferecidos na Plataforma NAU, com foco no desenvolvimento de competências digitais e de comunicação para a Administração Pública em Portugal. Os MOOCs (Massive Open Online Courses) desta plataforma visam democratizar o acesso ao ensino e modernizar o setor público, alinhando-se com as políticas de transformação digital do país e com a Estratégia de Transformação Digital da Administração Pública 2021-2026. A investigação centra-se em quatro cursos — Cidadão Ciberinformado, Supercomputação, Participação e Igualdade de Género nas TIC, e Comunicar com Clareza — , selecionados pela sua relevância temática e contributo para a capacitação digital e inclusiva dos trabalhadores públicos. Utilizando uma metodologia qualitativa, a análise é estruturada em cinco critérios principais: clareza dos objetivos de aprendizagem, interatividade, aplicabilidade prática, acessibilidade e inclusão, e qualidade dos recursos didáticos. Os resultados mostram que, embora os cursos da NAU apresentem uma base sólida, áreas como a interatividade e a personalização podem ser otimizadas para melhorar a retenção e o envolvimento dos formandos. As recomendações incluem o uso de inteligência artificial para adaptar conteúdos ao perfil dos formandos, a criação de espaços de discussão colaborativa, e o fortalecimento das práticas de acessibilidade. Conclui-se que a Plataforma NAU tem potencial para ser uma referência na capacitação digital para a Administração Pública, especialmente se forem implementadas as melhorias propostas. Este estudo contribui com uma análise prática das estratégias pedagógicas, propondo recomendações alinhadas com a transição digital e a sustentabilidade das competências na Administração Pública. | por |
dc.description.abstract | Este trabalho analisa as estratégias pedagógicas dos cursos oferecidos na Plataforma NAU, com foco no desenvolvimento de competências digitais e de comunicação para a Administração Pública em Portugal. Os MOOCs (Massive Open Online Courses) desta plataforma visam democratizar o acesso ao ensino e modernizar o setor público, alinhando-se com as políticas de transformação digital do país e com a Estratégia de Transformação Digital da Administração Pública 2021-2026. A investigação centra-se em quatro cursos — Cidadão Ciberinformado, Supercomputação, Participação e Igualdade de Género nas TIC, e Comunicar com Clareza — , selecionados pela sua relevância temática e contributo para a capacitação digital e inclusiva dos trabalhadores públicos. Utilizando uma metodologia qualitativa, a análise é estruturada em cinco critérios principais: clareza dos objetivos de aprendizagem, interatividade, aplicabilidade prática, acessibilidade e inclusão, e qualidade dos recursos didáticos. Os resultados mostram que, embora os cursos da NAU apresentem uma base sólida, áreas como a interatividade e a personalização podem ser otimizadas para melhorar a retenção e o envolvimento dos formandos. As recomendações incluem o uso de inteligência artificial para adaptar conteúdos ao perfil dos formandos, a criação de espaços de discussão colaborativa, e o fortalecimento das práticas de acessibilidade. Conclui-se que a Plataforma NAU tem potencial para ser uma referência na capacitação digital para a Administração Pública, especialmente se forem implementadas as melhorias propostas. Este estudo contribui com uma análise prática das estratégias pedagógicas, propondo recomendações alinhadas com a transição digital e a sustentabilidade das competências na Administração Pública. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | restrictedAccess | por |
dc.title | Estratégias pedagógicas na plataforma NAU para o desenvolvimento de competências de comunicação digital na administração pública: Avaliação e recomendações para otimização | por |
dc.type | masterThesis | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.identifier.tid | 203770323 | por |
dc.subject.fos | Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias | por |
thesis.degree.name | Mestrado em Digitalização na Administração Pública | por |
dc.date.embargo | 2027-12-07 | - |
iscte.subject.ods | Educação de qualidade | por |
iscte.subject.ods | Igualdade de género | por |
iscte.subject.ods | Paz, justiça e instituições eficazes | por |
thesis.degree.department | Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas | por |
Aparece nas coleções: | T&D-DM - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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