Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/32982
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSousa, Maria José-
dc.contributor.authorBrites, Maria da Graça Leal-
dc.date.accessioned2025-01-10T12:59:48Z-
dc.date.issued2024-12-06-
dc.date.submitted2024-10-
dc.identifier.citationBrites, M. da G. L. (2024). Estratégias pedagógicas na plataforma NAU para o desenvolvimento de competências de comunicação digital na administração pública: Avaliação e recomendações para otimização [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/32982por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/32982-
dc.description.abstractEste trabalho analisa as estratégias pedagógicas dos cursos oferecidos na Plataforma NAU, com foco no desenvolvimento de competências digitais e de comunicação para a Administração Pública em Portugal. Os MOOCs (Massive Open Online Courses) desta plataforma visam democratizar o acesso ao ensino e modernizar o setor público, alinhando-se com as políticas de transformação digital do país e com a Estratégia de Transformação Digital da Administração Pública 2021-2026. A investigação centra-se em quatro cursos — Cidadão Ciberinformado, Supercomputação, Participação e Igualdade de Género nas TIC, e Comunicar com Clareza — , selecionados pela sua relevância temática e contributo para a capacitação digital e inclusiva dos trabalhadores públicos. Utilizando uma metodologia qualitativa, a análise é estruturada em cinco critérios principais: clareza dos objetivos de aprendizagem, interatividade, aplicabilidade prática, acessibilidade e inclusão, e qualidade dos recursos didáticos. Os resultados mostram que, embora os cursos da NAU apresentem uma base sólida, áreas como a interatividade e a personalização podem ser otimizadas para melhorar a retenção e o envolvimento dos formandos. As recomendações incluem o uso de inteligência artificial para adaptar conteúdos ao perfil dos formandos, a criação de espaços de discussão colaborativa, e o fortalecimento das práticas de acessibilidade. Conclui-se que a Plataforma NAU tem potencial para ser uma referência na capacitação digital para a Administração Pública, especialmente se forem implementadas as melhorias propostas. Este estudo contribui com uma análise prática das estratégias pedagógicas, propondo recomendações alinhadas com a transição digital e a sustentabilidade das competências na Administração Pública.por
dc.description.abstractEste trabalho analisa as estratégias pedagógicas dos cursos oferecidos na Plataforma NAU, com foco no desenvolvimento de competências digitais e de comunicação para a Administração Pública em Portugal. Os MOOCs (Massive Open Online Courses) desta plataforma visam democratizar o acesso ao ensino e modernizar o setor público, alinhando-se com as políticas de transformação digital do país e com a Estratégia de Transformação Digital da Administração Pública 2021-2026. A investigação centra-se em quatro cursos — Cidadão Ciberinformado, Supercomputação, Participação e Igualdade de Género nas TIC, e Comunicar com Clareza — , selecionados pela sua relevância temática e contributo para a capacitação digital e inclusiva dos trabalhadores públicos. Utilizando uma metodologia qualitativa, a análise é estruturada em cinco critérios principais: clareza dos objetivos de aprendizagem, interatividade, aplicabilidade prática, acessibilidade e inclusão, e qualidade dos recursos didáticos. Os resultados mostram que, embora os cursos da NAU apresentem uma base sólida, áreas como a interatividade e a personalização podem ser otimizadas para melhorar a retenção e o envolvimento dos formandos. As recomendações incluem o uso de inteligência artificial para adaptar conteúdos ao perfil dos formandos, a criação de espaços de discussão colaborativa, e o fortalecimento das práticas de acessibilidade. Conclui-se que a Plataforma NAU tem potencial para ser uma referência na capacitação digital para a Administração Pública, especialmente se forem implementadas as melhorias propostas. Este estudo contribui com uma análise prática das estratégias pedagógicas, propondo recomendações alinhadas com a transição digital e a sustentabilidade das competências na Administração Pública.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.titleEstratégias pedagógicas na plataforma NAU para o desenvolvimento de competências de comunicação digital na administração pública: Avaliação e recomendações para otimizaçãopor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203770323por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
thesis.degree.nameMestrado em Digitalização na Administração Públicapor
dc.date.embargo2027-12-07-
iscte.subject.odsEducação de qualidadepor
iscte.subject.odsIgualdade de géneropor
iscte.subject.odsPaz, justiça e instituições eficazespor
thesis.degree.departmentDepartamento de Ciência Política e Políticas Públicaspor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Master_maria_leal_brites.pdf
  Restricted Access
557,38 kBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.