Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/32948
Author(s): Gomes, Carla Patrícia Dias
Advisor: Patrão, Inês Vieira Godinho Medeiro
Date: 15-Oct-2024
Title: Mindfulness e estratégia empresarial: Um caminho para a vantagem competitiva sustentável
Reference: Gomes, C. P. D. (2024). Mindfulness e estratégia empresarial: Um caminho para a vantagem competitiva sustentável [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/32948
Keywords: Mindfulness
Estratégia empresarial
Mindfulness em empresas portuguesas
Company strategy
Mindfulness in portuguese companies
Abstract: Apesar do crescente interesse pelo mindfulness nas empresas, a sua implementação pode-se revelar um desafio, especialmente em organizações que experienciam culturas diversas e desafios a nível de engagement dos colaboradores. Esta investigação incide sobre a implementação prática do mindfulness nas empresas através de um estudo de caso na empresa portuguesa Premium Minds, onde foram realizadas sessões de mindfulness semanalmente durante o ano de 2023. A fim de recolher dados retrospetivos desse ano, entrevistou-se alguns colaboradores envolvidos no programa sobre as suas experiências com esta temática durante esse tempo. Adicionalmente, realizou-se um estudo quantitativo através de um questionário a uma amostra de cidadãos portugueses com o intuito de determinar a sua familiaridade e envolvimento com o mindfulness fora do contexto empresarial. Os resultados das investigações indicam um impacto positivo significativo no bem-estar geral, nas interações sociais e na concentração no trabalho dos participantes do estudo de caso. Ainda assim, observou-se também uma baixa adesão e elevada taxa de desistência, indicando a necessidade de abordagens adaptadas às práticas de mindfulness que tenham em conta as características e necessidades específicas dos trabalhadores. O estudo quantitativo mostrou ainda uma grande familiaridade da população portuguesa com o conceito de mindfulness, ainda que a maioria nunca tenha praticado. Esta investigação realça a importância da avaliação e adaptação contínua dos programas de mindfulness nas organizações, de modo a potencializar os seus benefícios e a minimizar desvantagens. Ao fornecer evidências empíricas e perspetivas práticas, este estudo contribui para a discussão em curso, contribuindo para implementações futuras mais eficazes do mindfulness nas organizações.
Despite the growing interest in mindfulness for businesses, the implementation of the practice can be challenging, especially for organizations with diverse cultures and employee engagement challenges. This study highlights these issues through a case study at Premium Minds, where mindfulness sessions were conducted weekly in 2023. In order to collect retrospective data, employees were interviewed about their experiences with mindfulness during that year. Additionally, a quantitative study was carried out using a questionnaire to a sample of Portuguese citizens with the aim of determining their familiarity and involvement with mindfulness outside the business context. The results of the studies indicate positive impacts on general well- being, social interactions, and work focus among participants. However, low adherence and high dropout rates were observed, indicating the need for tailored approaches to mindfulness practices that consider employees' specific characteristics and needs. The quantitative study also showed the Portuguese population's great familiarity with the concept of mindfulness, even though the majority had never practiced it. This research highlights the importance of continually evaluating and adapting mindfulness programs in organizations, in order to maximize their benefits and minimize disadvantages. By providing empirical evidence and practical perspectives, this study contributes to the ongoing discussion, contributing to more effective future implementations of mindfulness in organizations.
Department: Departamento de Marketing, Operações e Gestão Geral
Degree: Mestrado em Gestão
Peerreviewed: yes
Access type: Restricted Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
master_carla_dias_gomes.pdf
  Restricted Access
1,45 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.