Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/32948
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPatrão, Inês Vieira Godinho Medeiro-
dc.contributor.authorGomes, Carla Patrícia Dias-
dc.date.accessioned2025-01-08T12:24:08Z-
dc.date.issued2024-10-15-
dc.date.submitted2024-09-
dc.identifier.citationGomes, C. P. D. (2024). Mindfulness e estratégia empresarial: Um caminho para a vantagem competitiva sustentável [Dissertação de mestrado, Iscte - Instituto Universitário de Lisboa]. Repositório Iscte. http://hdl.handle.net/10071/32948por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10071/32948-
dc.description.abstractApesar do crescente interesse pelo mindfulness nas empresas, a sua implementação pode-se revelar um desafio, especialmente em organizações que experienciam culturas diversas e desafios a nível de engagement dos colaboradores. Esta investigação incide sobre a implementação prática do mindfulness nas empresas através de um estudo de caso na empresa portuguesa Premium Minds, onde foram realizadas sessões de mindfulness semanalmente durante o ano de 2023. A fim de recolher dados retrospetivos desse ano, entrevistou-se alguns colaboradores envolvidos no programa sobre as suas experiências com esta temática durante esse tempo. Adicionalmente, realizou-se um estudo quantitativo através de um questionário a uma amostra de cidadãos portugueses com o intuito de determinar a sua familiaridade e envolvimento com o mindfulness fora do contexto empresarial. Os resultados das investigações indicam um impacto positivo significativo no bem-estar geral, nas interações sociais e na concentração no trabalho dos participantes do estudo de caso. Ainda assim, observou-se também uma baixa adesão e elevada taxa de desistência, indicando a necessidade de abordagens adaptadas às práticas de mindfulness que tenham em conta as características e necessidades específicas dos trabalhadores. O estudo quantitativo mostrou ainda uma grande familiaridade da população portuguesa com o conceito de mindfulness, ainda que a maioria nunca tenha praticado. Esta investigação realça a importância da avaliação e adaptação contínua dos programas de mindfulness nas organizações, de modo a potencializar os seus benefícios e a minimizar desvantagens. Ao fornecer evidências empíricas e perspetivas práticas, este estudo contribui para a discussão em curso, contribuindo para implementações futuras mais eficazes do mindfulness nas organizações.por
dc.description.abstractDespite the growing interest in mindfulness for businesses, the implementation of the practice can be challenging, especially for organizations with diverse cultures and employee engagement challenges. This study highlights these issues through a case study at Premium Minds, where mindfulness sessions were conducted weekly in 2023. In order to collect retrospective data, employees were interviewed about their experiences with mindfulness during that year. Additionally, a quantitative study was carried out using a questionnaire to a sample of Portuguese citizens with the aim of determining their familiarity and involvement with mindfulness outside the business context. The results of the studies indicate positive impacts on general well- being, social interactions, and work focus among participants. However, low adherence and high dropout rates were observed, indicating the need for tailored approaches to mindfulness practices that consider employees' specific characteristics and needs. The quantitative study also showed the Portuguese population's great familiarity with the concept of mindfulness, even though the majority had never practiced it. This research highlights the importance of continually evaluating and adapting mindfulness programs in organizations, in order to maximize their benefits and minimize disadvantages. By providing empirical evidence and practical perspectives, this study contributes to the ongoing discussion, contributing to more effective future implementations of mindfulness in organizations.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.subjectMindfulnesspor
dc.subjectEstratégia empresarialpor
dc.subjectMindfulness em empresas portuguesaspor
dc.subjectCompany strategypor
dc.subjectMindfulness in portuguese companiespor
dc.titleMindfulness e estratégia empresarial: Um caminho para a vantagem competitiva sustentávelpor
dc.typemasterThesispor
dc.peerreviewedyespor
dc.identifier.tid203734530por
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Economia e Gestãopor
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopor
dc.date.embargo2025-10-15-
dc.subject.jelM10por
dc.subject.jelM19por
dc.subject.jel1M Business administration and business economics - Marketing - Accounting - Personnel economicspor
thesis.degree.departmentDepartamento de Marketing, Operações e Gestão Geralpor
Aparece nas coleções:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
master_carla_dias_gomes.pdf
  Restricted Access
1,45 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.