Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10071/3266
Author(s): Baia, Fernando Miguel Pereira
Advisor: Pedro, José Maria
Date: 2010
Title: A gestão da inovação : plano de negócio para uma nova empresa
Reference: BAIA, Fernando Miguel Pereira - A gestão da inovação : plano de negócio para uma nova empresa [Em linha]. Lisboa: ISCTE, 2010. Dissertação de mestrado. [Consult. Dia Mês Ano] Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10071/3266>.
Keywords: Gestão
Inovação
Plano
Negócios
Serviços
Innovation
Management
Business
Plan
Services
Abstract: O presente trabalho pretende ser uma análise de viabilidade de uma nova empresa de serviços de gestão da inovação. A visão desta empresa é ser a principal referência nacional no apoio às empresas a definir e a gerir os processos de inovação. Para trabalhar a oferta distintiva da empresa face ao mercado realiza-se uma análise da componente de inovação nas empresas recorrendo a Amidon (1997) e a Moore (2006). De seguida, estuda-se como garantir a correcta execução da estratégia dentro da própria organização – com recurso a Kaplan & Norton (1992). Em seguida, são analisadas a componente interna e externa da competitividade da empresa, com recurso a uma análise SWOT e a estudos de âmbito europeu para identificar as tendências do mercado. Em particular realizou-se um inquérito a 50 empresas para determinar o estado da arte da sua inovação. Para a análise do meio envolvente usou-se o modelo das cinco forças de Porter (1997). Com base nos elementos anteriores é delineada uma estratégia com recurso a Kaplan & Norton (1992), complementado com análise financeira. No final do trabalho recorre-se ao VAL – Valor Actual Líquido para aferir a remuneração esperada do investidor na empresa.
This document intends to analyze the feasibility of a new service company. The vision of this new company is to become the reference on helping their customers defining and managing innovation processes. This project will use Amidon (1997) and Moore (2006) contributions. Afterwards, there will be a study on how to ensure the correct strategy execution within the organization, using the works of Kaplan & Norton (1992). The project competitiveness is studied using a SWOT analysis and some European studies on market trends. A 50 company’s survey was conducted to determine their innovation status. Porter’s (1997) five forces model is used to analyze the company’s environment. Afterwards, a strategy will be defined using Kaplan & Norton (1992) contribution. The last part of this Project, after financial analysis, estimates the expected payback for an investor using the NPV - Net Present Value.
Degree: Mestrado em Gestão
Access type: Open Access
Appears in Collections:T&D-DM - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A Gestão da inovação – Plano de negócio para uma nova empresa.pdf1,64 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpaceOrkut
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.