Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10071/32612
Autoria: Neves, J. S.
Mata, J. T. da.
Martins, M. O.
Lopes, M. Â.
Data: 2024
Título próprio: Contextos e práticas de mediação da leitura em Portugal
Título da revista: Sociologia On Line
Número: 35
Paginação: 85 - 103
Referência bibliográfica: Neves, J. S., Mata, J. T. da., Martins, M. O., & Lopes, M. Â. (2024). Contextos e práticas de mediação da leitura em Portugal. Sociologia On Line, (35), 85-103. https://doi.org/10.30553/sociologiaonline.2024.35.4
ISSN: 1647-3337
DOI (Digital Object Identifier): 10.30553/sociologiaonline.2024.35.4
Palavras-chave: Sociologia da leitura
Mediação leitora
Promoção da leitura
Políticas públicas
Resumo: O artigo que agora se apresenta tem como intenção caracterizar os contextos institucionais da mediação leitora, assim como analisar e discutir as práticas de promoção da leitura no sistema de ensino não superior. Adota a Sociologia da leitura como contributo teórico referencial, nomeadamente o conceito de prática de leitura, entendida e perspetivada como prática cultural, de lazer, não diretamente relacionada com obrigações e deveres escolares. A base empírica é qualitativa, documental e de entrevistas semidiretivas a 11 mediadores em contextos profissionais das áreas da educação, incluindo bibliotecas escolares, e da cultura, em especial bibliotecas públicas. São inventariados e analisados os quadros, contextos e atividades de exercício da mediação leitora, refletindo sobre os recursos e referenciais disponíveis para o exercício dessa função, designadamente, a formação específica que existe, diretrizes políticas no que à promoção de leitura diz respeito e a influência de instrumentos políticos de longa duração. A mediação leitora ocorre em diversos contextos institucionais desempenhando professores, bibliotecários e mediadores independentes um papel crucial. Os resultados do estudo mostram a necessidade de clarificação das orientações sobre a formação, funções e competências dos mediadores, bem como a inclusão das suas perceções e experiências na construção das políticas públicas.
Arbitragem científica: yes
Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:CIES-RN - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem científica
OPAC-CIES - RI - Artigos em revista científica internacional com arbitragem científica

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